O Dia Mundial do Orgulho Autista é celebrado neste domingo, dia 18

0
70
Foto: Reprodução

O Friendschip Circle comemora a data criada pelos próprios autistas com um passeio no Aquário de São Paulo

Neste domingo, dia 18, é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista. Para comemorar a data, a ONG Friendschip Circle realizará o programa Amigos Unidos no Aquário de São Paulo, no bairro do Ipiranga, das 10h30 às 13h. Um grupo de jovens com e sem deficiência, e a equipe técnica da instituição irão desfrutar da companhia uns dos outros e das atividades de lazer de um pedacinho do mar e da natureza no meio da cidade.  Já estão confirmados mais de dez jovens com autismo, de idades entre 18 a 23 anos.  

O Dia Mundial do Orgulho Autista foi criado pelos próprios autistas para todos que fazem parte do espectro (TEA), e surgiu da falta de representatividade sentida por eles pelas ações promovidas em abril, em razão do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A primeira edição do Dia do Orgulho Autista ocorreu em 2005 e foi organizada pela Aspies for Freedom (Aspie é uma forma como muitos autistas se denominam, e é uma nomenclatura derivada de “Asperger”, da Síndrome de Asperger), dos Estados Unidos. O objetivo era fortalecer o movimento da neurodiversidade e esclarecer a sociedade que o autismo não é uma doença e sim uma condição.

O Dia do Orgulho Autista é para lembrar que a data é para pessoas autistas e sobre elas. A celebração serve como um reforço ao movimento “Nada sobre nós, sem nós”, que pede a participação de pessoas autistas em eventos, palestras e demais discussões que envolvem o tema. 

Sobre o Friendship Circle

O Friendship Circle, que completa 10 anos em 2023, é uma ONG que promove o convívio social entre crianças e adolescentes com quaisquer deficiências e jovens voluntários. A convivência é uma necessidade de todo ser humano, e todos devem ter a mesma oportunidade de participarem ativamente de uma coletividade. 

Para o Friendship Circle, qualquer indivíduo pode ser um membro ativo da comunidade e se beneficiar do apoio social oferecido por seus pares. Amizade, aceitação e a geração de vínculos socioafetivos são fundamentais para conquistar a tão sonhada sociedade inclusiva. “A gente percebe que a criança com deficiência sofre um processo de exclusão social na sua formação, na própria convivência. Muitas vezes ela não é chamada para ir na casa de um amigo, festinha de aniversário, e a convivência acontece com adultos, na terapia ou em outros eventos”, conta Beila Shapiro, presidente da ONG. 

O Friendship Circle São Paulo funciona com diversos projetos, entre eles, o Amigos em Casa, que possibilita a convivência entre crianças e adolescentes com deficiência e jovens voluntários, criando inclusão social, laços de afeto e amizade. Os voluntários são jovens entre 13 e 23 anos e as crianças e os adolescentes com deficiência participantes têm de 3 a 23 anos de idade. “Essa convivência muitas vezes não acontece pela questão do preconceito. É muito bacana como é transformadora essa experiência”, diz Beila.

Tem ainda o Dia da Alegria, o Círculo da Inclusão, o Clube do Aniversário, o Amigos Unidos, a formação dos voluntários e o apoio às famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.