Terminal Jabaquara da EMTU recebe exposição e rodas de conversa voltadas ao Dia da Consciência Negra

0
13

Ações nesta sexta-feira (19) vão promover a conscientização de passageiros sobre o combate ao racismo e à desigualdade

Em apoio ao Dia da Consciência Negra (20/11) e ao Dia Nacional de Combate ao Racismo (18/11), a EMTU-Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo realizará uma programação no Terminal Jabaquara nesta sexta-feira (19) com ações que reforçam a luta contra o racismo e à desigualdade social.

Os passageiros que passarem pelo terminal das 10h às 14h poderão participar de rodas de conversa promovidas por voluntárias do programa Bem Querer Mulher, que vão estimular a reflexão e a discussão sobre o combate ao racismo estrutural da sociedade, violência, desigualdade e sobre o empoderamento da mulher negra no mercado de trabalho.

O terminal receberá, no mesmo dia, uma exposição com obras de arte que representam a cultura negra, com peças que ficam expostas na Casa do Sítio da Ressaca, construção bandeirista do período colonial brasileiro, e no Centro Cultural Jabaquara. A mostra reúne quadros, painéis, esculturas e itens utilizados para castigar pessoas negras escravizadas na época da colonização portuguesa.

A exposição contará também com fotografias de mulheres negras que se destacaram com suas atividades na sociedade contemporânea, como parte da campanha “Diga não ao racismo, diga não ao sexismo!”.

A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da sua Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, do Centro de Integração da Cidadania do Jabaquara, ligado à Secretaria Estadual da Justiça, do Centro de Educação Unificada Caminho do Mar e do Coletivo Jabaquara – Resistência Negra.

O Terminal Jabaquara estendeu em sua Plataforma A uma bandeira com frases de combate ao racismo e orientações sobre como denunciar o crime, por meio do Disque 156.

Também no dia 19, os passageiros que passarem pelo local poderão participar de uma ação de cuidado à saúde, em parceria com a ESSA – Escola de Enfermagem, da qual profissionais vão realizar gratuitamente aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientar sobre prevenção de doenças.

Dia da Consciência Negra – A data foi instituída por meio da Lei Federal nº 10.639/2013 e oficializada em 2011 como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra” por ser referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país. Relembra a luta dos negros escravizados que se rebelaram contra o sistema escravagista da época.

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.