Prefeitura entrega 60 novas motolâncias do Samu

0
1

A Prefeitura de São Paulo entregou na manhã desta terça-feira, 6 de maio, 60 novas motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Com isso, a capital ganha um reforço estratégico para o atendimento pré-hospitalar, que visa reduzir o tempo de chegada das ocorrências de urgência, sobretudo nos horários de maior trânsito. Com isso, a cidade passa a contar com 80 motolâncias. 

“As 60 motolâncias começam a operar hoje mesmo na cidade de São Paulo, neste serviço que é de fundamental importância. Estávamos há 16 anos sem ter um incremento de motos para os serviços de urgência e emergência do Samu. Agora passamos a ter 80 motos atuando”, explicou o prefeito.

Elas são utilizadas em pontos estratégicos da cidade para melhorar o tempo de resposta e ampliar a cobertura nas ocorrências de urgência e emergência na cidade. As motos são conduzidas por profissionais de enfermagem, o que possibilita a estabilização inicial do paciente até a chegada da ambulância, quando necessária. 

“A gente ampliou muito o serviço de urgência e emergência na cidade de São Paulo com o crescimento em várias frentes, como na atenção básica, o foco hoje na cidade de São Paulo, na ampliação de 3 para 34 UPAs. Isso significa mais de mil leitos de urgência e emergência na cidade de São Paulo, com leitos em atendimentos adequados, humanizados e com segurança também para os nossos profissionais”, completou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

As motos saem para os atendimentos em duplas. Uma moto de suporte clínico e uma moto de suporte de trauma. Elas são equipadas para atenderem desde situações de baixa complexidade até situações graves de trauma com estabilização do paciente ou procedimento para reversão de eventos cardíacos com a aparelho Desfibrilador Externo Automático (DEA). 

Houve contratação de profissionais de enfermagem para atuação. Para a operação das 60 novas motolâncias, foram contratados 80 enfermeiros e 60 técnicos de enfermagem. Todos os profissionais passaram por capacitação específica para garantir agilidade, segurança e qualidade no atendimento das ocorrências. Para aquisição das motolâncias, foram investidos R$ 2,4 milhões. 

O Samu conta ainda com 142 ambulâncias, sendo 20 da Operação Delegada. Somente em 2024, o Samu atendeu 280.115 ocorrências e neste ano, até abril, 81.343 ocorrências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.