Campanha do Laço Branco nos terminais Jabaquara e Diadema da EMTU/SP lembra o crescimento da violência doméstica

0
136

Ação quer sensibilizar os passageiros, que terão orientação e encaminhamento a centros de atendimento

Nesta quinta-feira (10), das 10 ás 13 horas, a EMTU/SP programou dois eventos ligados a Campanha do Laço Branco, em parceria com o Programa Bem Querer Mulher (BQM) e Casa Beth Lobo. As ações ocorrerão nos terminais Jabaquara e Diadema e têm como objetivo chamar a atenção dos passageiros sobre o aumento da violência doméstica no período de isolamento social devido ao novo coronavírus.

No Jabaquara, as voluntárias do BQM vão coordenar rodas de conversa com o público feminino sobre masculinidade, comportamentos machistas nas relações e formas de denunciar uma agressão. Além disso, haverá encaminhamento a um dos centros de atendimento nos bairros Jabaquara e Itaim Paulista, onde as mulheres passarão por avaliações psicológicas e receberão orientações jurídicas, entre outras iniciativas de ajuda.

No Terminal Diadema, representantes da Casa Beth Lobo vão distribuir folhetos e interagir com os passageiros para esclarecer dúvidas sobre os direitos da mulher. Se for o caso, vítimas serão encaminhadas para a sede da instituição que, há mais de duas décadas, auxilia pessoas em situação de agressão e perigo.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo pelo Boletim Estatístico Eletrônico (BEE), foram registradas 40.652 ocorrências de Lesão Corporal Dolosa contra a população feminina de janeiro a outubro de 2020.

Laço Branco – A data de 10 de dezembro lembra o Massacre de Montreal, no Canadá, ocorrido em 1989, quando um homem matou 19 mulheres com a justificativa de odiar feministas. O laço branco foi escolhido como símbolo da ação de prevenção ao machismo e à violência que ele pode causar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.