Campanha do Laço Branco nos terminais Jabaquara e Diadema da EMTU/SP lembra o crescimento da violência doméstica

0
21

Ação quer sensibilizar os passageiros, que terão orientação e encaminhamento a centros de atendimento

Nesta quinta-feira (10), das 10 ás 13 horas, a EMTU/SP programou dois eventos ligados a Campanha do Laço Branco, em parceria com o Programa Bem Querer Mulher (BQM) e Casa Beth Lobo. As ações ocorrerão nos terminais Jabaquara e Diadema e têm como objetivo chamar a atenção dos passageiros sobre o aumento da violência doméstica no período de isolamento social devido ao novo coronavírus.

No Jabaquara, as voluntárias do BQM vão coordenar rodas de conversa com o público feminino sobre masculinidade, comportamentos machistas nas relações e formas de denunciar uma agressão. Além disso, haverá encaminhamento a um dos centros de atendimento nos bairros Jabaquara e Itaim Paulista, onde as mulheres passarão por avaliações psicológicas e receberão orientações jurídicas, entre outras iniciativas de ajuda.

No Terminal Diadema, representantes da Casa Beth Lobo vão distribuir folhetos e interagir com os passageiros para esclarecer dúvidas sobre os direitos da mulher. Se for o caso, vítimas serão encaminhadas para a sede da instituição que, há mais de duas décadas, auxilia pessoas em situação de agressão e perigo.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo pelo Boletim Estatístico Eletrônico (BEE), foram registradas 40.652 ocorrências de Lesão Corporal Dolosa contra a população feminina de janeiro a outubro de 2020.

Laço Branco – A data de 10 de dezembro lembra o Massacre de Montreal, no Canadá, ocorrido em 1989, quando um homem matou 19 mulheres com a justificativa de odiar feministas. O laço branco foi escolhido como símbolo da ação de prevenção ao machismo e à violência que ele pode causar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.