A tranquila avenida Leonardo da Vinci, nas proximidades do metrô Conceição, viu-se recentemente agitada pela presença imponente de uma falsa-seringueira de grande porte. Originária da Índia e do nordeste da Ásia, essa espécie é comum na paisagem de São Paulo, mas esta árvore em particular tem causado apreensão entre moradores e comerciantes locais devido à falta de poda.
Situada no terreno de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ainda não inaugurada, os galhos da árvore se estendem desordenadamente, alcançando a rede elétrica e até mesmo o lado oposto da avenida. Essa situação tem gerado preocupação, especialmente à medida que a temporada de chuvas se aproxima, temendo-se que os galhos possam se desprender e representar um perigo para os pedestres, incluindo crianças que frequentam a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) a poucos metros dali.
Comerciantes preocupados com a árvore intrusiva,tem tomado medidas para resolver o problema. Elesjá solicitaram intervenções à Defesa Civil, à Enel e à Subprefeitura do Jabaquara, buscando uma simples poda que alivie o incômodo. No entanto, até o momento, esses apelos não obtiveram resposta.
Os moradores e comerciantes da avenida Leonardo da Vinci anseiam por uma solução iminente para essa situação. A segurança de todos os frequentadores da área está em jogo, e a ação das autoridades competentes é aguardada com expectativa para resolver esse dilema que preocupa a comunidade.