Árvore de Natal e exposição de Papais Noéis na Avenida Paulista

0
68

A Avenida mais querida do país volta a ganhar decoração natalina após 12 anos sem festejo oficial na via com o “Natal Bauducco na Paulista”, organizado pela Associação Paulista Viva (APV), com patrocínio da Bauducco e apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, que poderá ser apreciado, a pé ou de carro, até o dia 06/01/21. A decoração inclui uma árvore de natal de 10m, a iluminação com led das árvores junto às grades do parque Trianon e uma exposição com a curadoria do designer gráfico e ilustrador Elifas Andreato de 10 papais noéis estilizados por artistas plásticos, representados em diferentes situações (de pé, deitado, sentado).

A grande árvore de Natal com 10 metros de altura, iluminada, está instalada na Praça dos Ciclistas, na esquina da Av. Paulista com a Rua da Consolação. Ela Possui estrutura metálica em aço carbono mecânico e solda MIG e recebeu laços em tecido aveludado vermelho, 1.000 bolas douradas e vermelhas e iluminação com pontos de LED.

Papai Noel chegou – A arte urbana e questões sociais do arte educador Bonga Mac; a reinvenção da pop art de Neno Ramos e a diversidade cromática de Celso Mazu (pseudônimo PROZAK) são alguns dos elementos usados para colorir o “bom velhinho”, a mais tradicional figura natalina. Completam o time de artistas Walkiria Barone, Cassiano Reis, Carola Trimano, Trompaz, Cristiane Gardim, Everson Fonseca e o Coletivo Golden Leaf.

O curador Elifas Andreato explica que para integrar o time de convidados para estilizar a figura do Papai Noel, buscaram por artistas populares que deixam sua própria marca na cidade, os grafistas. “Queríamos dar espaço aos artistas de rua e cada um deles teve total liberdade para fazer sua interpretação deste evento e arranjo visual”, explica. Para ele, o retorno do Natal à Paulista representa um momento de celebração. “A avenida é um dos cartões postais de São Paulo e esta intervenção artística é mais um passo importante rumo ao trabalho das comemorações dos 130 anos da via”, explica.

À frente de cada Papai Noel foi instalado um totem de identificação de cada obra e, por meio de QR Code, o público tem acesso a vídeos gravados por cada autor, mostrando o “making off” de seu trabalho, com depoimento da motivação e o porquê de ter customizado o Papai Noel daquela forma (como escolha de cores, de texturas), assim como o link do site da Bauducco.

Considerada o símbolo de São Paulo, a Avenida Paulista é um dos pontos mais badalados da cidade. Reúne comércio, cultura, empresas, hotelaria, gastronomia, e é conhecida também como o “centro financeiro” do município, por onde circulam diariamente 1,2 milhão de pessoas. Em 2020, o Natal na via acaba sendo ainda mais importante tendo em vista as dificuldades ocasionadas pela pandemia e todos os eventos que nela aconteciam foram cancelados, como a Parada LGBT, a Corrida de São Silvestre e a festa de Réveillon.

“Nosso projeto propõe a organização de um cenário contemplativo e participativo para a população, promovendo a alegria e a animação num momento tão difícil como o que estamos vivendo. Voltar a ser protagonista de uma celebração importante como o Natal, com tanto significado emocional, é para nós uma grande alegria”, afirma o presidente da APV, Lívio Giosa. “Este é o nosso presente de natal para todos os paulistanos e visitantes que circulam diariamente pela via e também uma das ações para celebrar os 129 anos da Avenida (08 de dezembro) e os 24 anos da APV”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.