Aldeia do Futuro, há 28 anos promovendo transformação social 

0
74

A Aldeia do Futuro é uma organização sem fins lucrativos que atua no segmento da qualificação técnica e empreendedora voltada à inclusão profissional e geração de renda de jovens e adultos em vulnerabilidade social da Comunidade de Americanópolis.

A organização foi fundada em 30 de outubro de 1993 por um grupo de empresários comprometidos com a solução de problemas do território do Jabaquara. O início do seu trabalho social se deu através do atendimento de 110 adolescentes com a oferta de cursos profissionalizantes que acabaram impulsionando a criação de novos projetos.  Ao longo da sua trajetória vem ampliando significativamente sua capacidade de atendimento, por meio da diversificação de cursos de formação técnica e empreendedora, inclusão profissional e geração de emprego e renda.

Há 28 anosvem atendendo a população de Americanópolis e adjacências, promovendo qualificação profissional gratuita e de qualidade e a fim de garantir uma aprendizagem efetivapara aproximadamente 1mil pessoas/ano.  Ao longo desses anos cerca de 10mil pessoas foram impactadas diretamente e ao menos 35% destas tiveram acesso ao emprego e a renda.

O trabalho desenvolvido nesta Comunidade tornou a Aldeia do Futuro conhecedora dos principais desafios enfrentados pelos moradores, seja para a elaboração do seu projeto de vida pessoal ou profissional. Este aprendizado levou a Organização a ampliar as premissas do trabalho desenvolvido para além da oferta de cursos de capacitação profissional, onde o desenvolvimento de habilidades e competências nas áreas de relacionamento interpessoal, autonomia, protagonismo, ética e cidadania se tornaram fundamentais para a transformação de vida de cada pessoa atendida pela Organização.

Merece destaque no eixo de qualificação profissional da Aldeia do Futuro, os cursos de Auxiliar Administrativo, Recursos Humanos, Estética e Beleza, Gastronomia (Confeitaria e Panificação e Comidas Brasileiras), Informática e Fotografia. Já no eixo de convivência Intergeracional o destaque fica com a realização de oficinas de Inclusão Digital, informática, Artes e Expressão, Corporalidade e Saúde.

Para ampliar o alcance dos seus objetivos institucionais a Organização definiu como estratégia a celebração de alianças estratégicas para ampliar o impacto dos resultados alcançados, como é o caso da parceria celebrada com o SEBRAE-SP Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Por meio dos Programas Sebrae Delase doSebrae na Comunidade, são oferecidos cursos de incentivo ao empreendedorismo com o objetivo de orientar as mulheres que desejam abrir um negócio e fortalecer a comunidade através do empreendedorismo, aumentando potencial competitivo, criando redes, conexões e novas soluções,  bem como, as capacitações presenciais: Crescendo e Empreendendo Digital e Capacitação Descomplica  para  jovens e adultos da comunidade visando o desenvolvimento das competências digitais e de negócios. Com essa parceria em 2021 foram certificados 120 alunos.

Outra parceria relevante foi celebrada junto à Organização Social Recode que capacita os jovens para inclusão digital através de uma plataforma gratuita, com diversas trilhas de aprendizagem progressivas e continuadas com certificação ao final do processo formativo, em 2021 foram certificados 80 alunos.

Também merecem destaque as parcerias celebradas com o Instituto Vocação e o Campi Centro no segmento da empregabilidade e inclusão profissional dos jovens e adultos que são encaminhados para processos seletivos, contribuindo assim para a geração de renda e transformação da realidade familiar.

No ano de 2021 a Aldeia do Futuro atendeu nos seus Programas cerca de 564 pessoas, a partir de 15 anos de idade e, devido ao contexto da Pandemia do COVID 19 que assolou o País a Organização cumpriu também uma importante agenda voltada a segurança alimentar junto a 3000 famílias da Comunidade com a distribuição de cestas básicas.

A Aldeia do Futuro vem trabalhando para continuar garantindo que muitos jovens da Comunidade alcancem sua plena autonomia por meio da geração do emprego e da renda e mais recentemente vem apostando na empregabilidade gerada na nova era da revolução digital no mundo dos negócios.

Saiba mais: https://www.aldeiadofuturo.org.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.