Iniciativa contará com atividades educativas, vacinação em público elegível e mutirões casa a casa em todas as regiões da cidade
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoverá neste sábado, 23 de novembro, o “Dia D de Combate à Dengue e demais Arboviroses”. A ação é parte da campanha de “Mobilização de Prevenção e Combate à Dengue: Não Deixe a Dengue Entrar!”, que ocorre desde o dia 11 e vai até o dia 29 de novembro, como estratégia para fortalecer a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As atividades, realizadas das 8h às 17h, ocorrerão em todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e em seis pontos estratégicos, distribuídos nas regiões centro, norte, sul, leste, oeste e sudeste.
Atividades nas UBS e nas comunidades
Todas as UBSs estarão abertas para vacinação contra a dengue para o público elegível, ou seja, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que residem ou estudam na cidade de São Paulo.
Ao longo do dia serão realizadas ações educativas internas e externas, incluindo orientações sobre a eliminação de criadouros, sinais e sintomas da dengue, e importância da busca por atendimento médico. As equipes também realizarão rodas de conversa sobre o impacto das mudanças climáticas na transmissão de arboviroses e oficinas práticas promovidas pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs).
Além disso, a saúde ganha o reforço de profissionais de outras pastas, por meio de ações intersecretariais, como limpeza urbana, zeladoria e controle de criadouros que serão realizadas nos territórios.
Parceria com a Educação
Neste sábado (23), nos CEUs e escola municipal, o público poderá participar de oficinas, rodas de conversa, apresentações educativas sobre o ciclo do mosquito e formas de prevenção, além de atividades interativas que envolvem estudantes e comunidades locais. O CEU Alvarenga faz parte da programação.
Protagonismo estudantil e conscientização comunitária
A campanha “Mobilização de Prevenção e Combate à Dengue: Não Deixe a Dengue Entrar!”, segue até 29 de novembro e também busca engajar crianças e adolescentes como multiplicadores de conhecimento. Nas escolas, alunos estão sendo incentivados a criarem materiais como cartazes, apresentações e jogos educativos com o apoio de professores e grêmios estudantis. Essa abordagem reforça a cultura de saúde e cidadania, essencial para a prevenção a longo prazo.
A SMS destaca a importância do envolvimento de toda a sociedade nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que se intensificam com a proximidade do período de maior incidência de arboviroses.