Plataforma de vendas foi criada para que micro e pequenos empreendedores alcancem clientes e alavanquem seu faturamento
As restrições impostas pelo Governo de São Paulo aos estabelecimentos comerciais classificados como não essenciais, por causa da covid-19, levaram os micro e pequenos empreendedores a reinvenção. A saída para muitos deles foi investir na venda on-line. De olho nesta necessidade e para ajudar – principalmente – o comércio de bairro, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) desenvolveu o “Vitrine Sampa”, serviço exclusivo para os associados venderem seus produtos ou serviços na internet.
A solução da entidade tem como objetivo impulsionar e atender o pequeno e médio comerciante ou prestador de serviço que não possui loja virtual. No Vitrine Sampa, em poucos passos já é possível vender e faturar. Dados da pesquisa da Ebit|Nielsen mostram que em 2020, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 47% no primeiro semestre, a maior alta em 20 anos. As medidas restritivas foram determinantes para esta elevação, que apontou também crescimento de 39% no faturamento (90,8 milhões) em relação ao primeiro semestre de 2019.
Com o Vitrine Sampa a ACSP pretende fortalecer o negócio de pequenos lojistas, comerciantes, empreendedores e profissionais liberais de diferentes segmentos. “Nosso associado terá mais alcance para seu produto e serviço. Estamos falando de uma ferramenta segura e que foi pensada para facilitar a vida do empreendedor que não tem sua própria loja virtual”, afirma o presidente da entidade Alfredo Cotait Neto.
Entre as opções que estão disponíveis para venda no site são artigos de vestuário, calçados, eletrônicos, acessórios, móveis, produtos de alimentação e de beleza.
A plataforma conta com as alternativas de envio usuais em e-commerce e tem como diferencial o Vitrine Entrega, ferramenta da ACSP que oferece frete com valor fixo de R$ 10 e entrega em até dois dias úteis na capital e Grande São Paulo.
O vice-presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, idealizador do projeto, conta que a ideia surgiu no final do ano de 2019 para ajudar o pequeno e médio comerciante. “Como entidade representativa do varejo pensamos em um projeto que pudesse atender pequenos e médios empresários a ingressarem no mundo digital. O projeto amadureceu e hoje se tornou um canal de vendas de produtos e serviços. O Vitrine Sampa vai aproximar os consumidores dos comerciantes de bairro”, frisa.
Os associados contam ainda com o serviço de fotografia e auxílio no cadastro dos produtos para facilitar a venda e atrair os clientes. Para ativar a loja no site o associado deve preencher os dados pessoais da empresa como o CNPJ ou código de associado, razão social, contatos telefônico e de e-mail. Ao finalizar o cadastro, um e-mail é enviado para confirmar o cadastro.
Imagem: Pixabay
Campanha do Dia da Criança recebe doações de livros de Monteiro Lobato
Com foco na doação de livros, a 3ª edição da Campanha do Dia da Criança do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), foi aberta no dia 2/9 com boas notícias. Cleo Monteiro Lobato, bisneta do escritor Monteiro Lobato, doou o livro “Reinações de Narizinho – Parte 1”, que será editado com prefácio especialmente para o CMEC. Mil e quinhentos exemplares serão impressos para a campanha.
“Meu bisavô sempre dizia que um país se faz com homens e livros. O acesso à leitura e a boas bibliotecas públicas são importantes. Não tem escritor melhor que Monteiro Lobato para desenvolver pensamento crítico e adultos participantes e ativos na nossa realidade atual”, disse Cleo.
Ainda durante a cerimônia de abertura da campanha, o vice-presidente da ACSP e coordenador-geral das Sedes Distritais, João Bico de Souza, anunciou a doação de mil brinquedos feita pela Federação dos Advogados, Estagiários e Bacharéis do Brasil (Fadesp). “Nossas distritais e coordenadores estão empenhados a fazer dessa edição um sucesso”, disse.
As doações de livros, brinquedos e roupas em bom estado podem ser feitas no edifício-sede da ACSP, nas 15 Sedes Distritais da entidade, em estabelecimentos comerciais, escolas e até nos condomínios residenciais.
“É uma alegria imensa dar início a mais uma edição da Campanha do Dia da Criança. Começamos tímidos, mas já temos visto o quanto ela tem crescido. Doe, procure seu vizinho, procure um endereço próximo. Não deixe de ajudar e de fazer o bem”, enfatizou a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.
Embaixadora da terceira edição da campanha, a apresentadora, atriz, digital influencer e ativista social, Karina Bacchi deixou seu recado. “Criança feliz é aquela que brinca e se diverte. Me preocupo muito com a educação do meu filho e sei o quanto é importante educar com amor e manter o lúdico na vida de uma criança”, afirmou. “Sou uma apaixonada por livros e histórias”, completou.
A campanha do Dia da Criança do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da ACSP e da Facesp segue até 14 de outubro. A distribuição das doações será feita por meio das Sedes Distritais da entidade às entidades credenciadas pelos diretores superintendentes.
ACSP Distrital Centro Sul
Av. Santa Catarina, 641 – Vila Alexandria
ACSP Distrital Sudeste
Rua Afonso Celso, 1.659 – Vila Mariana
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.