Virada Esportiva terá mais de dois mil eventos em todas as regiões da cidade

0
14

A 14ª edição da Virada Esportiva será nos dias 4 e 5 de dezembro. Com o tema Movimente a Vida, objetivo da programação deste ano é ressaltar a importância da atividade física para aumentar a imunidade e combater o sedentarismo

A Virada Esportiva faz parte do calendário oficial da cidade e vai oferecer mais de mil eventos em todas as regiões da cidade, contribuindo para a ocupação do espaço público. Também tem a proposta de ser inclusiva, com atividades para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Em 2021, a Prefeitura investiu R$ 2 milhões no evento, que também terá a colaboração de parceiros da iniciativa privada. Todas as atividades são gratuitas.

Entre as atrações estão a Arena Neymar, Arena Inclusão, Arena UFC, Academias Catraca Livre (Smart Fit, Blue Fit e Selfit), Base Jump, Bike Tour, Cãominhada, Centros Esportivos, CEUs, Esportes Náuticos na Represa de Guarapiranga, Memorial da América Latina.

 Mais de 60% sedentários durante a pandemia

A pandemia do coronavírus colocou em evidência a importância da atividade física para a manutenção da saúde física e mental. Pesquisas comprovaram que exercícios físicos moderados contribuem para fortalecer a imunidade em geral e o sistema respiratório, contribuindo para minimizar os danos causados pela covid-19. Com o arrefecimento da pandemia, a Virada Esportiva 2021 pretende chamar a atenção do paulistano sobre a importância de combater o sedentarismo.
Durante a pandemia, uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 44.062 pessoas, constatou que 62% dos entrevistados não fizeram atividade física quando estiveram de home office. O tempo médio sentado ficou dividido entre cinco horas diante do computador (uma hora e meia a mais do que antes da pandemia) e três horas à frente da TV (aumento de uma hora e 20 minutos).

Especialistas alertam que a combinação da falta de exercícios com longas horas sentado é perfeita para surgimento de doenças cardiovasculares, com infarto e acidente vascular cerebral.

 E-Virada Esportiva Esportiva terá grande final: 

Junto com a Virada Esportiva, acontece no dia 5 de dezembro a grande final da E-Virada Esportiva, campeonato de jogos eletrônicos promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), em parceria com a Associação Paulistana de Esportes, Recreação e Lazer (APREL) e a Arena BBL (Bad Boy Lerroy). A primeira virada E-game da América Latina começou no dia 5 de novembro em formato híbrido e terá a grande final presencial em três modalidades distintas: FreeFire, Counter-Strike e FIFA.

As atividades da Virada Esportiva podem ser conferidas no site: www.prefeitura.sp.gov.br/viradaesportiva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.