Vacinação contra o Sarampo

0
10

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 31 de outubro a vacinação contra o Sarampo, para pessoas entre 20 e 49 anos, faixa etária prioritária desta fase da campanha. O Sarampo é uma doença infecciosa grave causada pelo vírus Measles morbillivirus, que está em plena circulação no Brasil, assim como a Covid-19. A transmissão do sarampo ocorre por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

O período de incubação do Sarampo, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

Em 2016 a doença havia sido erradicada no Brasil, mas em 2018 o país registrou 994 casos e dois óbitos. Acredita-se que movimentos antivacinas podem ter tido relação com o ressurgimento do Sarampo. No período em que a atenção da população está voltada para a expectativa quanto ao desenvolvimento da vacina para imunização contra a Covid, reforçar campanhas contra outras patologias é essencial para evitar a ampliação de doenças. 

O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.