Unidade Básica de Saúde Jardim Lourdes inaugura horta comunitária 

0
1

O objetivo é a criação de um espaço terapêutico e de convivência para os pacientes

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Lourdes, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), localizada na região do Jabaquara, inaugura nesta segunda-feira (21) uma horta comunitária.  O projeto, que é uma iniciativa do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs), tem objetivo fortalecer o cuidado em saúde para além das consultas, promovendo bem-estar, integração e autonomia.

A partir da escuta e do acompanhamento dos frequentadores que participam de diferentes grupos, como acupuntura, auriculoterapia, grupo de desmame de benzodiazepínicos e grupo de idosos, os profissionais da unidade perceberam que muitos integrantes não queriam deixar os grupos, mesmo após terem seu plano terapêutico concluído. “Surgiu essa necessidade de criarmos outro ambiente terapêutico saudável também para que esses pacientes que já receberam a alta”, explica Cleunice do Carmo de Souza, gerente da unidade. 

A horta, construída em formato vertical e com cerca de 7 metros de comprimento, abriga uma variedade de ervas medicinais e comestíveis, como hortelã, alecrim, melissa, bertalha e azedinha. Mais do que um espaço de cultivo, ela nasce como uma ferramenta terapêutica e de educação em saúde, incentivando a alimentação saudável, o uso tradicional de plantas medicinais e o resgate de vínculos com a terra e com a memória afetiva dos participantes.   

“A ideia é oferecer um ambiente saudável e acolhedor para que essas pessoas continuem engajadas em atividades que promovem saúde de forma integral. O simples ato de plantar e cuidar da terra remete às origens de muitos participantes e reforça o poder do convívio social”, afirma a gerente. Ela conta que os pacientes participaram de todo o processo, desde a construção, passando pela inauguração e os cuidados que seguirão.

Pavs

O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi incorporado em 2008 pela Coordenadoria de Atenção Básica para atuar em seis eixos: horta e alimentação saudável; água, ar e solo; agenda ambiental na administração pública (A3P); biodiversidade e arborização; gerenciamento de resíduos; e revitalização de espaços públicos. 

São estes profissionais que desenvolvem atividades como criação de hortas nas próprias UBSs ou em escolas, onde também abordam temas ambientais dentro do Programa Saúde na Escolas (PSE), além de orientar a comunidade sobre a destinação correta de resíduos e coordenar ações de melhoria no território.

Foto: EJ Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.