SMPED lança documentário “Ser Pessoa com Deficiência em Sampa”

0
14

Para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nesta sexta feira dia 03 de dezembro, às 21h, no canal do Youtube: Inclusão SP, a SMPED realiza o lançamento do documentário: “Ser Pessoa com Deficiência em Sampa”. O filme mostra o olhar, as dificuldades, a relação com a cidade e as necessidades específicas de cada deficiência, representadas em dez histórias. No fim de semana, também haverá sessões extras: Sábado, 04/12, às 13h e 18h; Domingo, 05/12, às 19h.

Contribuíram para a construção do diálogo proposto nesse projeto, Nayara Rodrigues que é atriz, poeta surda, intérprete e consultora de Libras; José Vicente de Paula, mineiro, mas morador de São Paulo de longa data e fundador do grupo Amigos Pra Valer, projeto que reúne pessoas cegas e promove atividades culturais e de lazer na cidade; Silvana Cambiaghi, arquiteta, referência em acessibilidade e precursora do tema na capital paulista; Paula Ferrari, fisioterapeuta paulistana que teve deficiência física adquirida e se tornou produtora de conteúdo sobre acessibilidade, inclusão e sexualidade da Pessoa com Deficiência assim como outros ativistas da causa, a Cláudia Sofia e o Carlos Jorge que são surdocegos e que entre outras coisas compartilharam suas particularidades de comunicação.

Ainda entre os entrevistados, temos o Fernando Vigui, nascido em São Paulo, ator, arte educador, palestrante e presidente da Associação Nanismo Brasil; Ana Maria Braga, mãe dos gêmeos Rafael e Renato que entre outros temas falou sobre a experiência da maternidade de filhos com autismo; Jony da Costa Naim, jornalista, ator, dramaturgo que contou sua história e preconceitos sofridos por ter paralisia cerebral; Henri Zylberstajn se inseriu no universo da Pessoa com Deficiência a partir do nascimento do filho caçula, o Pepo, que tem Síndrome de Down, entre outros papéis é o idealizador da ONG Serendipidade que atua na inclusão de pessoas com deficiência intelectual.

O filme é uma produção exclusiva da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e apresenta com delicadeza cada uma dessas histórias.

Para fechar esse ciclo de comemorações, no dia 4 de dezembro haverá uma grande festa no Parque Anhembi das 10h30 às 15h com shows de grandes artistas com deficiência. A programação vai contar com o bloco de rua “Inclui Meu Bloco”, que será comandada pelo cantor e compositor João Cavalcante, DJ Anderson, Grupo Só Vendo Pra Crer e a banda Os Paralamas do Sucesso. O evento é gratuito e aberto ao público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.