SMPED lança documentário “Ser Pessoa com Deficiência em Sampa”

0
99

Para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nesta sexta feira dia 03 de dezembro, às 21h, no canal do Youtube: Inclusão SP, a SMPED realiza o lançamento do documentário: “Ser Pessoa com Deficiência em Sampa”. O filme mostra o olhar, as dificuldades, a relação com a cidade e as necessidades específicas de cada deficiência, representadas em dez histórias. No fim de semana, também haverá sessões extras: Sábado, 04/12, às 13h e 18h; Domingo, 05/12, às 19h.

Contribuíram para a construção do diálogo proposto nesse projeto, Nayara Rodrigues que é atriz, poeta surda, intérprete e consultora de Libras; José Vicente de Paula, mineiro, mas morador de São Paulo de longa data e fundador do grupo Amigos Pra Valer, projeto que reúne pessoas cegas e promove atividades culturais e de lazer na cidade; Silvana Cambiaghi, arquiteta, referência em acessibilidade e precursora do tema na capital paulista; Paula Ferrari, fisioterapeuta paulistana que teve deficiência física adquirida e se tornou produtora de conteúdo sobre acessibilidade, inclusão e sexualidade da Pessoa com Deficiência assim como outros ativistas da causa, a Cláudia Sofia e o Carlos Jorge que são surdocegos e que entre outras coisas compartilharam suas particularidades de comunicação.

Ainda entre os entrevistados, temos o Fernando Vigui, nascido em São Paulo, ator, arte educador, palestrante e presidente da Associação Nanismo Brasil; Ana Maria Braga, mãe dos gêmeos Rafael e Renato que entre outros temas falou sobre a experiência da maternidade de filhos com autismo; Jony da Costa Naim, jornalista, ator, dramaturgo que contou sua história e preconceitos sofridos por ter paralisia cerebral; Henri Zylberstajn se inseriu no universo da Pessoa com Deficiência a partir do nascimento do filho caçula, o Pepo, que tem Síndrome de Down, entre outros papéis é o idealizador da ONG Serendipidade que atua na inclusão de pessoas com deficiência intelectual.

O filme é uma produção exclusiva da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e apresenta com delicadeza cada uma dessas histórias.

Para fechar esse ciclo de comemorações, no dia 4 de dezembro haverá uma grande festa no Parque Anhembi das 10h30 às 15h com shows de grandes artistas com deficiência. A programação vai contar com o bloco de rua “Inclui Meu Bloco”, que será comandada pelo cantor e compositor João Cavalcante, DJ Anderson, Grupo Só Vendo Pra Crer e a banda Os Paralamas do Sucesso. O evento é gratuito e aberto ao público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.