São Paulo estrutura seu plano de vacinação contra a covid-19

0
56

Capital paulista utilizará as 468 Unidades Básicas de Saúde e em torno de 150 postos em lugares estratégicos

A cidade de São Paulo já está com o seu plano de vacinação contra a covid-19 estruturado e seguirá a programação do plano estadual, com início previsto para 25 de janeiro de 2021.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou segunda-feira (7) que o município utilizará todas as suas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a vacinação contra a covid-19 e disponibilizará em torno de 150 postos satélites pela cidade.

A vacinação será em duas doses com intervalo de 21 dias entre uma e outra.

A partir da liberação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o primeiro grupo a ser vacinado é o de profissionais da Saúde, juntamente com as populações indígena e quilombola. Neste grupo, a primeira dose será aplicada a partir de 25 de janeiro e segunda dose, a partir de 15 de fevereiro.

Na sequência, serão imunizadas as pessoas maiores de 75 anos, a primeira dose será aplicada a partir de 8 de fevereiro e a segunda a partir de 1º de março. A vacinação será dividida por faixas etárias. O calendário da primeira fase será concluído com a vacinação das pessoas com idades entre 60 e 64 anos, conforme quadro abaixo.

Além das 468 UBS, os 150 postos satélites serão locais estratégicos e com grande movimentação de pessoas como praças, shoppings, estações de metrô, terminais de ônibus e pontos comerciais, visando facilitar o acesso ao público-alvo da campanha de vacinação.

Esta estratégia de postos satélites já é utilizada nas campanhas de vacinação da SMS ao longo dos anos. Os locais são definidos pelas Coordenadorias Regionais de Saúde e visam o alcance do maior número de pessoas elegíveis para cada fase da vacinação.

A Prefeitura de São Paulo anunciou também que a compra de insumos (seringas e agulhas) já foi realizada, bem como a logística de transporte refrigerado da vacina já foi elaborada. Veja abaixo o calendário de vacinação:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.