Revitalização da Praça Luís Álvaro Cavalheiro de Araújo, parceria da sociedade civil com poder público

0
8

“Revitalizar, dar vida, acolher”, esta é a primeira iniciativa da Sociedade Amigos do Jardim Prudência e Adjacências dentro do projeto “Ame o Verde” através da transformação de praças do bairro. “Atualmente, nada mais acolhedor prestigiar o entorno e promover benfeitorias no meio ambiente em que vivemos, pois assim além de valorizarmos as proximidades temos oportunidade de construir e estreitar relacionamentos com pessoas que estão tão próximas e que por muitas vezes nem conhecemos”, declara Lorena Rabarchi Graciano, diretora de Urbanismo e Meio Ambiente da SAJP .

“Este ano para nós, apesar dos desastres da Pandemia, foi surpreendente, pois conseguir avançar em um projeto que seria finalizado apenas no próximo, foi um feito, mas não teria sido possível sem as contribuições da Subprefeitura da Cidade Ademar e do Vereador Rodrigo Goulart, que aderiram a causa e foram ágeis em destinar recursos importantes para a primeira fase”.

Através da criação de um Comitê da SAJP, foi decidido qual  praça seria contemplada e a definição do projeto arquitetônico o que foi fundamental, pois neste momento discutir usos e costumes de pessoas que residem há muito tempo no bairro e valorizam o tema, remetem todos a ver com outros olhos o quanto tem de riqueza em áreas verdes na cidade.

A praça é a Luís Álvaro Cavalheiro de Araújo que está localizada na Rua Robélia com a Rua Heriberto Simões do Valle, Jardim Prudência.

Vale lembrar que ao longo dos anos a praça tem sido tradicionalmente o ponto focal da vida na cidade e fator definidor da identidade urbana. Palco de locais para reinvindicações populares e onde as crianças brincam, onde se desenvolvem como cidadãos, local de encontro do bairro.

De acordo com a Revista Veja São Paulo publicada em outubro de 2020, a região da Cidade Ademar, possui uma densidade de 22223 habitantes/m² e não possui nenhum parque. Como solução, moradores do bairro e suas crianças acabam se deslocando para parques mais próximos como o do Cordeiro e Nabuco ou realizam um deslocamento para Parques maiores como Parque do Ibirapuera, Parque do Povo, Parque Villa Lobos, entre outros.
Sendo o bairro bem provido de praças, sugere-se que essas podem ser requalificadas, evitando assim o deslocamento para usufruir de espaços públicos localizados em outras regiões da cidade, agregando mais qualidade de vida e promovendo maior interação social.

Por fim, no dia 25/09 aconteceu a inauguração da praça, nela constam: parquinho para crianças, aparelhos de ginástica e mudas de Íris azul plantadas no local. O Projeto inicial previa também uma pista de caminhada, dentre outros e que deverá manter seu cronograma no próximo ano.

“Estamos muito otimistas com esta primeira conquista e seguiremos envolvendo a comunidade, a iniciativa publica e privada para que todos desfrutem de momentos de lazer e interação utilizando um lindo espaço publico e beneficiado pela SAJP”, definiu Lorena Graciano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.