Prefeitura de São Paulo realiza segunda edição do Dia de Cidadania Trans

0
21

A Prefeitura de São Paulo realizará em 29 de janeiro a 2ª edição do Dia de Cidadania Trans, em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Direitos Humanos e Cidadania. O público, formado por homens trans, mulheres trans e travestis, poderá participar de processo seletivo com cerca de 200 vagas e palestras sobre empreendedorismo e sobre processo seletivo e formulação de currículos. 
  
“Estamos avançando a cada ano nas ações voltadas à inserção do público transexual e travesti no mercado de trabalho e na geração de renda. Temos visto maior abertura das empresas para a diversidade de seus quadros profissionais, o que nos impulsiona a fazer novas parcerias que viabilizem essas oportunidades”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Para melhor acolher esse público, também adaptamos o formulário de inscrição do Cate para que as pessoas trans e travestis possam colocar seu nome social e fazer a autodeclaração de sua identidade de gênero. Com esses dados passaremos a atender melhor as empresas que desejem fazer processos seletivos focados na diversidade”.  
  
Para participar do processo seletivo é necessário se inscrever pelo site www.bit.ly/vagasnocate entre os dias 22 e 25 de janeiro, até às 18h. A equipe técnica do Cate fará a pré-seleção on-line e convocará os candidatos que tiverem dentro das exigências das empresas para comparecer na unidade central do serviço. Em decorrência da pandemia do coronavírus, somente serão atendidos candidatos convocados pelo Cate em seis horários, entre as 10h e 16h. 
  
Entre as oportunidades de emprego, há vagas nos segmentos do comércio e serviço com salários de até R$ 2.000, em cargos como operador de máquina offset, operador de telemarketing, atendente, diaristas, entre outros. 
  
Os interessados ainda poderão acompanhar palestras de orientação para gerar renda ou se sair bem em processos seletivos. A equipe da Ade Sampa, agência ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo abordará o tema “Empreendedorismo na Área da Beleza” e orientará sobre a formalização de negócios como MEI – Microempreendedor Individual. Já os oficineiros da Fundação Paulistana darão dicas de como fazer um currículo que demonstre o potencial do candidato, assim como orientar sobre comportamento em processos seletivos, dinâmica de grupo, entre outros. 
  
  
Programa Transcidadania 
 
Entre as ações da Prefeitura de São Paulo para a população trans está o Programa Transcidadania que visa promover os direitos humanos e a cidadania, oferecendo condições e trajetórias de recuperação de oportunidades para travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social. 
 
Com cerca de 400 beneficiários no programa, que recentemente recebeu novos participantes, é possível ficar por até dois anos na atividade, contando com uma bolsa auxilio de R$ 1.155,00, por mês. 
 
O programa oferece condições de autonomia financeira, por meio da transferência de renda condicionada à execução de atividades relacionadas à conclusão da escolaridade básica, preparação para o mundo do trabalho e formação profissional e cidadã. Outro objetivo é o aperfeiçoamento institucional, referente à preparação de serviços e equipamentos públicos para atendimento qualificado e humanizado. 
 
Cada beneficiário recebe acompanhamento psicológico, jurídico, social e pedagógico durante os dois anos de permanência no programa. O Transcidadania é norteado por três eixos de atuação: autonomia, cidadania e oportunidades. 
  
  
Serviço 
  
2ª edição do Dia de Cidadania Trans 
Inscrição: 22 a 25 de janeiro, até às 18h 
Site: www.bit.ly/vagasnocate 
Processo seletivo: 29 de janeiro (apenas para candidatos convocados) 
Horários: 10h / 11h / 12h / 13h / 14h / 15h 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.