O programa melhora a permeabilidade do solo e diminui alagamentos na cidade. Parques lineares serão instalados na margem.
Nos últimos verões, a cidade de São Paulo foi afetada pelo fenômeno La Niña, que contribuiu para a intensificação das chuvas. As fortes chuvas, combinadas com a permeabilidade do solo reduzida devido à urbanização, é um dos motivos que resultam em transbordamentos de córregos na cidade.
As obras do maior Programa de Canalização de Córregos da capital foram organizadas conforme a necessidade local, podendo incluir revitalização, drenagem, requalificação e/ou contenção de córregos. Com isso, evita-se a necessidade de obras emergenciais futuras nos mesmos locais.
As intervenções nos córregos foram planejadas não apenas para resolver o problema de alagamento, mas também para melhorar a qualidade de vida da comunidade que frequenta ou mora no local. Portanto, serão implantados Parques Lineares nas margens dos córregos que tiverem espaço disponível. Esses parques podem ser equipados com quadras poliesportivas, Academias da Terceira Idade (ATI), mesas e cadeiras, pistas de corrida, brinquedos, pista de skate e muito mais.
Apesar de fazerem parte do ciclo natural da água, as chuvas podem causar danos à ordem social e econômica. Quando estava em processo de desenvolvimento, São Paulo canalizou córregos, ocupou margens e impermeabilizou o solo. Hoje a cidade está caminhando em direção oposta, buscando cada vez mais harmonizar a natureza, suas sazonalidades e o progresso humano.
Na região de Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo, o Vereador Rodrigo Goulart em reunião com o Secretário de Subprefeituras e a pedido dos moradores da Rua Domênico Palma solicitou a inclusão da obra no programa de revitalização e canalização do Córrego da Rua em questão. Durante o período de cheias, este córrego, que fica entre residências e estabelecimentos comerciais, fica coberto de água. A solução para esse caso vem de uma inovação na zeladoria da cidade de São Paulo, o túnel linear. O túnel subterrâneo permitirá que o fluxo da água continue sem a necessidade de remover imóveis e casas do local. A obra irá melhorar o fluxo de pessoas e a qualidade de vida dos moradores. Com essa obra, a praça vai ficar limpa, a comunidade local vai poder usufruir melhor dos equipamentos , além de maior segurança aos moradores pois a área é muito perigosa especialmente à noite.
A canalização trará bem-estar, segurança e valorizará os imóveis ao redor. Ao todo, 45 córregos estão contemplados no Programa de Canalização, e outros podem ser incluídos.
A Subprefeitura Cidade Ademar está comprometida em cuidar da população local , trabalhando para que os cidadãos possam sair de casa com a certeza de encontrá-la do mesmo jeito que a deixaram.
Parabéns pela disposição e o bom senso de responsabilidade da equipe que está promovendo a ação.
Boa noite Fabio!
Sim merece nosso respeito
Obrigada