Prefeitura busca pessoas para tomarem segunda dose da vacina contra Covid-19

0
5

A Prefeitura de São Paulo promoveu, no sábado (dia 5), uma ação em busca das pessoas que não tomaram a segunda dose do imunizante contra o coronavírus. A Secretaria da Saúde conseguiu vacinar, nos últimos dias – até a data -, cerca de 100 mil dos 197 mil paulistanos que estavam com a vacinação atrasada. 

Para atingir esse resultado, a Prefeitura intensificou a busca ativa alertando os munícipes sobre a importância do comparecimento nas unidades de Saúde para se imunizarem completamente contra a Covid. Além disso, técnicos da Secretaria fizeram busca ativa junto aos cadastros de aplicação da primeira dose e identificaram cerca de 33 mil pessoas que foram vacinadas em suas residências.  

São consideradas com vacina atrasada, munícipes que foram imunizados a mais de 28 dias em relação a doses da vacina do Butantan e mais de 12 semanas do imunizante da Fiocruz/AstraZeneca. Entre os diversos motivos apontados para a falta da segunda dose estão: mudança de endereço, falta de acompanhante e esquecimento.  

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido explicou que com apenas uma dose a pessoa não fica completamente protegida. “É fundamental que as pessoas busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose. A primeira imunização não protege completamente e a pessoa pode adquirir o vírus por infecção e ter as suas consequências agravadas. Quando a pessoa tem as duas doses aplicadas, mesmo que seja infectada, seguramente vai ter sintomas mais leves, moderados e sem precisar, eventualmente, de internação hospitalar”, finaliza. 

As equipes de Saúde continuam o trabalho de busca ativa para que essas pessoas tomem a segunda dose. Todas as informações sobre os postos, endereços, grupos prioritários e documentos necessários para vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.