A principal competição de futebol do mundo continua movendo as paixões do público brasileiro e até quem não gosta de futebol costuma parar para ver o seu país jogar. Devido às altas temperaturas no Oriente Médio, que ocorrem entre os meses de junho a agosto, a Copa do Mundo foi adiada para novembro e pela primeira vez no país árabe, o Catar, sediará um dos maiores eventos futebolísticos do mundo.
Os amantes de futebol e até mesmo aqueles que não são muito chegados a futebol, esperam ansiosamente a cada quatro anos para acompanhar e torcer por seu país, como revela o estudo feito pelo “Quem Torce Também Joga”, da agência de pesquisa de comportamento Apoema, cerca de 62% dos brasileiros irão torcer ou acompanhar enquanto a seleção estiver jogando e 71% se dizem otimistas e que o Brasil ganhará a competição deste ano.
A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Angelita Devequi Rodrigues Traldi, disse que “o comportamento de torcer pode ser comparado, ainda, à tendência que temos em assistir filmes e séries e ler livros que amigos e conhecidos também estão consumindo, por exemplo. “É uma forma de pertencer a um grupo social. Nesse sentido, os álbuns de figurinhas do torneio são um exemplo de atividade coletiva que aproxima e une as pessoas em grupos de pertencimento”, avaliou a psicóloga.
De acordo com a pesquisa do site mindminers.com aproximadamente 63% dos entrevistados disseram que a seleção brasileira possui muitas possibilidades de levantar a taça este ano e gritar ‘É hexa’. Ou seja, os brasileiros seguem otimistas e confiantes para esta competição.
A vigésima segunda competição ocorrerá entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro em sete cidades-sede no Catar. Pela primeira vez a Copa do Mundo será sediada no Oriente Médio e também será inédita quando falamos em calendário, pois devido às altas temperaturas que ocorrem no período tradicional do torneio, os jogos foram adiados para acontecer no final do ano.