Otimizando o Estoque

0
11

Dando continuidade a um artigo publicado recentemente, queria compartilhar uma outra experiência de redução de custos, real e bem sucedida, que pode servir de inspiração para alguns

Trata-se de um projeto no qual participei, em uma indústria de embalagens. Ela mantinha, por tradição, embalagens em seis cores (branco, amarelo, preto, verde, azul e rosa), e em três diferentes resistências (chamemos de soft, regular e premium). Imagine agora todas as medidas destas embalagens (comprimento e largura) multiplicadas por estas características. A resultante era um estoque de produto acabado milionário, bem como um estoque de produto intermediário também milionário, só um pouco menor, além do que, ambos com algum prazo de obsolescência, que fazia jogar fora alguma parte deste estoque, após algum tempo.

Identificado o problema, passamos à fase de identificar a solução (a melhor, ou alguma possível). A grande maioria dos produtos vendidos pela empresa estavam dentro de 3 cores apenas. Decidimos então que só produtos dentro destas categorias teriam entrega imediata, e, consequentemente, eram os únicos que seriam mantidos prontos em estoque. Os demais produtos, em cores mais incomuns seriam, sim, produzidos, mas dentro de uma roda de produção e, consequentemente, com algum prazo maior de entrega.

De maneira similar, os produtos regular e premium, dentro da hierarquia de cores, seriam atendidos prontamente, enquanto aqueles soft teriam que aguardar seu lugar na fila.

No final das contas o que fizemos? Reduzimos o prazo de produção, otimizamos o uso de maquinário, e diminuímos o tamanho do inventário, o que significa reduzir o estoque de dinheiro parado.  Atendemos melhor os melhores clientes, priorizamos margens e mantivemos todo mundo abastecido.

Resta apenas um comentário: não se pode fazer um movimento deste tipo sem o envolvimento da área comercial, esta saberá se o cliente pode ou não esperar uns dias a mais para receber aquele produto rosa, pequeno e  mole, ou se isto para ele é questão de vida ou morte. Se for para ele, será para você também.

Daniel Miedzinski

Columbus Consultores

(11) 99971 6163

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.