Operação em SP flagra comércio ilegal de lotes em áreas preservadas

0
267

A Polícia Militar Ambiental deteve 14 pessoas em flagrante pela venda irregular de loteamentos em Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais na região de Parelheiros.

A ação foi deflagrada neste fim de semana (13/03) durante a Operação Integrada em Defesa das Águas (OIDA), que conta com a atuação também da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade e da CETESB, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e da Guarda Civil Metropolitana.

O primeiro flagrante ocorreu na Estrada Itaim, no entorno da represa Billings: no local havia uma trilha e uma grande área desmatada com indícios de uso de máquinas e motosserras. No total estavam à venda 625 lotes, pelo valor de R$ 80 mil reais cada. 14 pessoas que estava na área foram detidas.

Já na segunda ocorrência, na Estrada da Barragem, no sítio Ribeirão Vermelho, cinco pessoas foram encaminhadas à delegacia.  Eles estavam em uma área desmatada correspondente a cerca de um hectare, com a abertura irregular de ruas e lotes cercados de arame. No local foram encontrados também plantas e panfletos de outros loteamentos no Jardim Horizonte Azul.

Os envolvidos foram liberados após depoimento e responderão pelos crimes contra a flora, parcelamento irregular do solo.

A aprovação e comercialização de lotes em Área de Proteção e Recuperação de Mananciais deve ser aprovada pelas Prefeituras e pela Cetesb, segundo a Lei nº 9.866/1997 e com normas específicas. Estes órgãos avaliam os parâmetros necessários para que a produção de água e sua qualidade sejam preservadas. A população deve denunciar crimes ambientais através dos seguintes canais disponíveis: Pelo celular: Aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para Android e IOS. Pelo site: http://denuncia.sigam.sp.gov.br/ . Por telefone: Contate a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima. Consulte os telefones em: http://www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/cpamb/localize.html

Operação Integrada em Defesa das Águas – OIDA

A Operação Integrada Defesa das Águas conta com a atuação de órgãos do Estado e da Prefeitura de São Paulo, como a Polícia Militar Ambiental, a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade e da CETESB, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e a Guarda Civil Metropolitana. O objetivo é proteger, controlar e recuperar as áreas de interesse público, ambientais e de mananciais. Para isso, é feito o monitoramento contínuo das áreas por imagens de satélite, drones e rondas presenciais, visando uma pronta resposta quando verificadas novas ocupações ou intervenções irregulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.