O lixo com descarte incorreto causa impacto devastador

0
52

As chuvas vem castigando a cidade, municípios e estados prejudicando a vida de muitas pessoas, esse período de chuva forte deve ir até março, por esse motivo o alerta para toda população é de colaboração e atenção.

O processo de urbanização e o consecutivo crescimento dos centros urbanos gerou grandes áreas pavimentadas, que não permitem a absorção de água pelo solo. Isso faz com que todo o excesso de chuva caia diretamente em rios e afluentes, que não suportam o volume de água e transbordam, levando às temidas inundações.

Com os resíduos que são levados pelas águas, bocas de lobo e canos entopem e a profundidade dos rios diminui, piorando o problema.

Principalmente nas regiões mais afastadas e de muito declive, a ausência de uma gestão de resíduos adequada e o descarte de lixo incorreto acabam colaborando para as enchentes.

“O lixo é um problema coletivo sociocultural, combatê-lo é um compromisso e cuidado de todos. Quando vem a chuva percebemos o impacto devastador, atingindo toda uma sociedade, em especial os que vivem nas áreas vulneráveis, por isso é importante pensarmos juntos, concientizarmos desse grande problema, pois juntos é transformação na certa”. Declara Renato Jardim Subprefeito da Cidade Ademar.

Quando pessoas descartam o lixo de forma incorreta, seja diretamente na rua, seja em sacos de lixo que não são destinados a uma central de processamento, todo esse material é levado pelas chuvas para bueiros, bocas de lobo e tubulações, acumulando-se e bloqueando o escoamento da água.

Dessa maneira, a chuva passa a se acumular nas vias, provocando alagamentos e enchentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.