‘O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’ é o tema da redação do Enem 2020

0
69

Por: José Fernando

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio é ‘o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’, o tema foi divulgado pelo ministro Milton Ribeiro em suas redes sociais.

“Entre 2015 e 2018, os casos de depressão relatados aumentaram 52% entre brasileiros de 15 a 29 anos. Isso me chamou a atenção e trabalhei o tema em sala”, afirma. “Isso indica que mais pessoas buscaram ajuda e que houve mais dispêndio de investimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas isso não diminuiu o estigma social. É neste ponto que o aluno deve tocar: a gente tem aumento de casos, mas a percepção do mercado de trabalho ainda é preconceituosa de muitas vezes demitir ou deixar a pessoa estigmatizada”, disse o professor de redação e o autor do Sistema de PH, Thiago Braga.

O exame estava previsto para acontecer em novembro, porém devido à pandemia foi adiado para este domingo (17/01/2021). Entregando ainda com o avanço do Covid-19, algumas cidades decidiram por não realizar o exame neste momento. Ou seja, todo o estado do Amazonas proibiu a realização do Enem, ao todo foram 56 cidades do Amazonas e duas cidades de Rondônia (Espião D’Oeste e Rolim de Moura).

O Enem é considerado um dos maiores vestibulares do país, é através dele que muitos estudantes ingressam em um curso superior por meio do ProUni e o Fies.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.