Nos dias que vivemos e durante um bom tempo existe uma certeza: os negócios vão ser reduzidos

0
9

Alguns mais otimistas falam numa redução no PIB mundial da ordem de 1%, outros já falam em redução de 3% e alguns mais falam em até 10%. Esta última me parece mais realista. Embora alguns itens tenham visto sua produção aumentar em função da Covid 19, me parece meio difícil crer que alguém comprou um carro, uma máquina de lavar e até uma TV.

Embora indústrias estejam autorizadas a funcionar, não faz sentido continuarem produzindo se não há vendas. E, produzir para deixar na prateleira não faz sentido, só agrega valor a um produto que vai ficar parado. Para quem operava em 3 turnos, a redução de um turno, preferencialmente o terceiro, passa a ser uma opção interessante: divide-se o pessoal nos 2 turnos restantes e reduz-se o turno mais dispendioso.

Em empresas que têm troca de moldes ou outro ferramental de ajuste ou preparo demorado, uma outra opção interessante é fazer todas estas intervenções neste turno “noturno” deixando com que os dois outros produzam sem interrupção, melhorando produtividade e, consequentemente, custos.

É tempo de ser criativo, pois, mesmo após a suspensão das medidas restritivas, vai levar algum tempo até a roda voltar a girar como “nos bons tempos”.

Daniel Miedzinski

Columbus Consultores

Vila Mascote – São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.