Museu do Ipiranga anuncia quatro cursos gratuitos sobre Cultura Material e História do Brasil com certificado USP

0
54

Pensando em explorar o potencial de suas novas exposições, e propagar o conhecimento sobre Cultura Material e História do Brasil, o Novo Museu do Ipiranga acaba de anunciar quatro cursos gratuitos para formação de novos públicos. As aulas começam em agosto e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 2/8.

Com aulas ministradas ao vivo, os cursos serão inteiramente on-line e irão contar com recursos de acessibilidade como Libras, legendagem e audiodescrição. Os temas dos cursos são amplos, tratando de assuntos como formação de identidades nacionais, regionais e sociais, o espaço da moradia como lugar da formação de subjetividades, e as estratégias, critérios e técnicas de conservação, restauração e mediação do patrimônio artístico e cultural brasileiro.

Cada um dos quatro cursos tem duração de seis horas, distribuídas em dois dias, com 300 vagas por curso, sendo que 50% destas serão destinadas a professores e alunos da rede pública. Além disso, os cursos oferecem certificados na categoria de Difusão Cultural emitidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo para todos aqueles que cumprirem a carga horária apresentada.

Para Rosaria Ono, diretora do Museu do Ipiranga, a proposta busca contribuir para a formação de novos públicos e qualificação de alunos e professores no campo da história, arte e da cultura. “Além de reforçar a importância do patrimônio cultural brasileiro, os cursos também abordam a maneira com que as coleções tratam as questões sociais que extrapolam os muros da instituição, dando um prenúncio do que o público vai encontrar nas exposições que serão abertas em 2022”, afirma.

Abaixo, informações sobre os cursos que serão oferecidos.

Uma História do Brasil

Coordenador: Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins

Período de Inscrição: até 02/08 – Data de Início: 10/08 Término: 11/08

Terça e quarta-feira, das 18 às 21

Territórios em Disputa                                                                           

Coordenador: Prof. Dr. Jorge Pimentel Cintra

Período de Inscrição: até 17/08 – Data de Início: 24/08 Término: 25/08

Terça e quarta-feira, das 9 às 12 – 

Passados Imaginados

Período de Inscrição: até 10/08 – Data de Início: 17/08 Término: 18/08 – Terça e quarta-feira, das 18 às 21

Para Entender o Museu

Período de Inscrição: até 28/07 Data de Início: 03/08 Término: 04/08 – Terça e quarta-feira, das 14 às 17

Contato para os cursos: Stella / Sônia / Márcia

Realização: Museu Paulista – Plataforma Google Meet.

E-mail: [email protected]Internet: https://mp.usp.br

Museu do Ipiranga – USP

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que o museu seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br .

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.