Museu do Ipiranga, abre as portas ao público a partir desta quinta feira (08)

0
151

Neste dia 7 de setembro, antes da abertura à população, o museu receberá estudantes de escolas públicas e trabalhadores das obras e seus familiares.

Há nove anos fechado para reformas, o Museu do Ipiranga volta a funcionar no ano histórico do Bicentenário da Independência.

Novo Museu do Ipiranga

O Museu está em uma área de 6.800 m², incluindo sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório, loja e uma área confortável de acolhimento, tornando-o compatível com os grandes museus internacionais. O Novo Museu ampliou de forma significativa a sua visitação pública, podendo receber um público acima de 500.000 visitantes/ano.

As exposições de longa duração, utilizando os acervos do Museu, foram ampliadas e completamente renovadas. Os temas e questões foram desenvolvidos dentro das linhas de pesquisa institucional: Universo do Trabalho, Cotidiano e Sociedade e História do Imaginário. Hoje com novos mobiliários, projeto de iluminação, projetos de multimídia e restauração de acervos. Teve especial atenção para a acessibilidade plena, entendida como forma de inclusão social de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.

Sua reabertura à população ocorrerá no dia 8 de setembro (quinta-feira), dia em que a população poderá desfrutar do novo Museu do Ipiranga com o dobro do tamanho e com capacidade de receber até 11 exposições simultaneamente.

A reabertura da instituição nesta data foi escolhida em comemoração ao bicentenário da Independência do país, dia em que o Brasil se tornou livre das mãos de Portugal. O museu do Ipiranga foi fechado há nove anos para uma grande reforma. Pela primeira desde que foi aberto em 1892, a fachada do museu passou por reparos, decapagem, recuperação dos ornamentos, aplicação de argamassa, tratamento de trincas e, por último, pintura. Localizado na frente do Edifício, o Jardim Francês também passou por modernização. Os visitantes podem desfrutar do novo ambiente com a reforma do espaço da antiga administração para instalação de um restaurante, criação de infraestrutura para food bikes, restauro e modernização da iluminação pública, requalificação das vias de acesso com acessibilidade, reativação da fonte central e recuperação de duas outras fontes presentes na planta original do museu.

Foram anos de requalificação do prédio, para celebrar este momento histórico para o Brasil e seus habitantes. A princípio, aqueles que desejam conhecer o novo ambiente, poderão comparecer a partir desta quinta (8). Com os 200 anos da independência do Brasil pode-se tirar alguns ensinamentos, dentre eles a de que o brasileiro deve participar ativamente das decisões públicas em prol da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.