Museu do Ipiranga, abre as portas ao público a partir desta quinta feira (08)

0
151

Neste dia 7 de setembro, antes da abertura à população, o museu receberá estudantes de escolas públicas e trabalhadores das obras e seus familiares.

Há nove anos fechado para reformas, o Museu do Ipiranga volta a funcionar no ano histórico do Bicentenário da Independência.

Novo Museu do Ipiranga

O Museu está em uma área de 6.800 m², incluindo sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório, loja e uma área confortável de acolhimento, tornando-o compatível com os grandes museus internacionais. O Novo Museu ampliou de forma significativa a sua visitação pública, podendo receber um público acima de 500.000 visitantes/ano.

As exposições de longa duração, utilizando os acervos do Museu, foram ampliadas e completamente renovadas. Os temas e questões foram desenvolvidos dentro das linhas de pesquisa institucional: Universo do Trabalho, Cotidiano e Sociedade e História do Imaginário. Hoje com novos mobiliários, projeto de iluminação, projetos de multimídia e restauração de acervos. Teve especial atenção para a acessibilidade plena, entendida como forma de inclusão social de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.

Sua reabertura à população ocorrerá no dia 8 de setembro (quinta-feira), dia em que a população poderá desfrutar do novo Museu do Ipiranga com o dobro do tamanho e com capacidade de receber até 11 exposições simultaneamente.

A reabertura da instituição nesta data foi escolhida em comemoração ao bicentenário da Independência do país, dia em que o Brasil se tornou livre das mãos de Portugal. O museu do Ipiranga foi fechado há nove anos para uma grande reforma. Pela primeira desde que foi aberto em 1892, a fachada do museu passou por reparos, decapagem, recuperação dos ornamentos, aplicação de argamassa, tratamento de trincas e, por último, pintura. Localizado na frente do Edifício, o Jardim Francês também passou por modernização. Os visitantes podem desfrutar do novo ambiente com a reforma do espaço da antiga administração para instalação de um restaurante, criação de infraestrutura para food bikes, restauro e modernização da iluminação pública, requalificação das vias de acesso com acessibilidade, reativação da fonte central e recuperação de duas outras fontes presentes na planta original do museu.

Foram anos de requalificação do prédio, para celebrar este momento histórico para o Brasil e seus habitantes. A princípio, aqueles que desejam conhecer o novo ambiente, poderão comparecer a partir desta quinta (8). Com os 200 anos da independência do Brasil pode-se tirar alguns ensinamentos, dentre eles a de que o brasileiro deve participar ativamente das decisões públicas em prol da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.