Museu de Arte Moderna de São Paulo inaugura intervenção artística criada por artistas do Jardim Miriam

0
176

Estreou no último dia 10/12 um projeto de apresentações artísticas no jardim do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, devido a obras que acontecem no local, para assim poder minimizar os impactos de obras aos olhos daqueles que passam no entorno do museu.

A intervenção artística foi criada por um grupo de moradores do Jardim Miriam que fazem parte do JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube), liderado por Mônica Nador consistem com módulos de 15 metros de extensão em estampas impressas em  telas. Com toda essa dimensão, a obra de arte ocupa partes da fachada do museu, entre a marquise do Parque Ibirapuera e o Jardim de Esculturas do MAM. As estampas criadas trazem formas de plantas e folhas em diferentes variações de fundos e cores. Desta forma, o visitante além de mergulhar na estrutura artística, também fica protegido da marquise em seu período de reforma. Lugar este que é bastante utilizado por skatistas, turistas e pessoas interessadas em artes. 

De acordo com Mônica Nador, a sua “ideia sempre foi de fazer com o público se aproximasse da arte contemporânea e não a visse mais com algo incompreensível. E também é uma maneira de reduzir os abismos sociais. No nosso processo criativo, ensino os indivíduos a transformarem uma ideia abstrata em desenho, e em seguida, criar uma estampa em stencil”, destacou Mônica.  

Além da intervenção artística do JAMAC, o Jardim do MAM ganhou a intervenção criada por Frederico Filippi, Uma “Cobra Grande” instalada em frente ao jardim, trata-se de uma grande corrente e possui caráter efêmero e foi concebido para iniciar as comemorações de 30 anos do Jardim de Esculturas em 2023. 

“A obra do JAMAC possui uma vocação para o espaço aberto, público de acesso livre e gratuito, tal como o jardim do MAM. A intervenção que criaram para a fachada do museu funde elementos da construção civil com imagens derivadas da flora. O projeto também traz a força da produção da periferia para o MAM e reforça a ideia de partilha entre a população e a arte que o espaço sugere”, avalia o curador-chefe do museu Cauê Alves.

Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM

Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.