Munícipes se unem e criam Associação de Moradores

0
393

Após acompanhar inúmeros roubos, furtos e assaltos os moradores do Jardim Consórcio e Vila Castelo, resolveram se unir e criaram um grupo em um aplicativo de mensagens denominado “Moradores do Jardim Consórcio”. O grupo possui por objetivo previnir ilícitos na região, além de discutir às necessidades do bairro e acabaram concluindo que a melhor forma de melhorar o bairro e a situação de segurança seria alcançar uma organização entre eles do grupo para então depois buscar o apoio público. A partir dessa necessidade, criou-se a Associação de Moradores Amigos do Jardim Consórcio e Adjacências (ACON)”.

Por meio das reuniões do Conseg, tiveram aproximação com o Capitão da Polícia Militar da área e montaram o grupo  “Vizinhança Solidária”, que indica um responsável por cada área, a fim de observar e capitar informações e direcionar diretamente ao Capitão da PM, “com isso conseguimos proximidade com a polícia e com o responsável direto da nossa região, ele nos passava posicionamentos, treinamentos e conversávamos a cada trimestre presencial e coletivamente”. Com essa formação eles fizeram uma arrecadação entre os moradores dos grupos de WhatsApp para comprar placas da “Vizinhança Solitária”, material em PVC informando que estavam organizados com a polícia.  A contribuição do grupo deu continuidade e desta vez para a colocação de 20 faixas, distribuídas pelos próprios moradores na região.

Ainda com algumas ocorrências acontecendo, o grupo liderado por Michel continuou na busca da vaquinha entre eles. Após um estudo dos bairros Jardim Consórcio e Vila Castelo, confirmaram que as entradas e saídas destas regiões precisavam de câmeras de alta qualidade. Como existia a arrecadação de recursos para garantir a segurança, a vaquinha estava sendo destinada na conta de uma pessoa física uma vez que não tinham a formação de uma associação e com isso uma conta jurídica.

A princípio, ainda sem nenhuma associação jurídica, se uniram com outros grupos de WhatsApp da região, e passando os problemas do bairro se organizaram para fazer compras coletivas de câmeras entre os moradores, “fizemos um formulário via Google Forms e coletamos os interesses e negociamos os valores, com isso conseguimos comprar câmeras boas e com melhor custo”, garante Michel.

Ainda segundo Michel, “cada um dos moradores continua, exclusivamente por sua noção de responsabilidade, ajudando a manter a estrutura, no mesmo modelo de “vaquinha”, sem assinatura e hoje, além das contas de aquisição, temos contas recorrentes de energia, de internet, de manutenção e estamos conseguindo não só manter, mas ampliar. Mesmo nessa época de “vacas magras” os recursos têm sido suficientes para arcarmos e mantermos nosso compromisso com nossa região”, concluiu o presidente.

A luta pela segurança do bairro não para. Por meio da Associação, estão distribuindo apitos para os bairros do Jardim Consórcio, Vila Castelo e adjacências. É uma forma simples e custo baixo, que pode inibir ações de criminosos na região.

A Associação de Amigos do Jardim Consórcio e Adjacências (ACON) foi fundada pelas pessoas abaixo em dezembro de 2020:
Michel Masiero de Aquino, fundador e Presidente  / Sônia Maria Albino, fundadora e Vice-presidente / Marcelo Moraghi, fundador  e Secretário /
Angela Maria da Silva Young Fei, fundadora eTesoureira / Suliêne Bezerra de Aquino, fundadora e Conselho Fiscal / Fernando Oliveira Kich, fundador e Conselho Fiscal / Angelo Pascoal Fre, fundador e Conselho Fiscal / Francisco Young Fei, fundador / Ricardo da Silva Muniz, fundador / Sonia Mayumi, Nakano Felipone, fundadora / Rafael Topp Dias Vera, fundador / Jamile Abdul Fattah Chahin, fundadora / Samuel Tadeu da Silva, fundador / Sonia Maria Silvestre de Sousa, fundadora / Sueli Elisabeth Parra Sampaio, fundadora
Francisco Marques Sampaio, fundador / Eliza Teruyo Sumkomaitis, fundadora e Alberto Sumkomaitis, fundador.




DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.