MÊS DO ARTESANATO

0
148

No dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão. Para celebrar a data, a Prefeitura expandiu sua programação durante o mês, visando apoiar a geração de renda, a qualificação e o acesso ao mercado de empreendedores manuais e artesanais paulistanos.

Durante o período, diversos artesãos credenciados no Mãos e Mentes Paulistanas, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, poderão expor os seus produtos nas mais diversas regiões da Capital.

“O artesanato é considerado um meio de expressão e preservação das culturas locais, que valoriza o trabalho de diversas pessoas e comunidades, além de uma alternativa sustentável de consumo. Com o artesanato, diversos paulistanos também podem gerar renda, processo que foi ainda mais potencializado durante a pandemia, quando muitas pessoas perderam seus empregos e tiveram que se reinventar”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Por este motivo, estamos ampliando cada vez mais nossa série de ações e iniciativas de fortalecimento do setor, seja por meio da realização de feiras ou de qualificação profissional”, complementa.

O artesão é aquele que exerce sua arte por meio de um trabalho manual e suas peças são únicas e não podem ser elaboradas em série pelas indústrias. Pensando nisso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, lançou em março de 2019 o Mãos e Mentes Paulistanas. Valorizar e qualificar os empreendedores artesanais e desenvolver o setor de artesanato e manualidades para promover qualificação e geração de renda são alguns dos objetivos do programa.

As ações trabalham por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado; e participação em eventos. Desde a sua criação, o programa já credenciou mais de 2 mil artesãos paulistanos, além de qualificar mais de 500.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato está presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros. O setor é fonte de renda para cerca de 8,5 milhões de brasileiros e movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.

Só na cidade de São Paulo, existem cerca de 20 mil artesãos oficialmente cadastrados, sendo que 10 mil deles são microempreendedores individuais e 1.700 são permissionários de feiras das Subprefeituras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.