Menos papel e mais árvores: digitalização é uma das principais medidas para a proteção do meio ambiente

0
8

Dia 5 de junho é celebrado o Dia do Meio Ambiente, que agradece à tecnologia pela crescente economia de papel, e, consequentemente, de recursos naturais, como árvores e água, com as possibilidades trazidas pela digitalização de documentos, arquivos, livros, projetos e outros tipos de informação.

Scanners dos mais variados formatos, para os mais diferentes tipos e tamanhos de materiais são as ferramentas indicadas para a migração do físico para o digital, uma das mais importantes medidas para a economia de papel. “Estima-se que cada brasileiro consome, em média, meia árvore por ano com o uso de papéis. É o equivalente a 44 quilos de folhas A4. No total, esse número representa um consumo de 9 bilhões e 200 milhões de quilos, anualmente. É possível reduzir esse número drasticamente adotando a digitalização”, explica Ricardo Monteiro, diretor da ScanSystem.

A indústria do papel no Brasil consome árvores de florestas plantadas e não-nativas, que deixam de beneficiar o meio ambiente ao serem utilizadas para a produção de papel, significando um impacto considerável no uso de água: a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) indica que para produzir 1 tonelada de papel são usados 540 mil litros de água e entre 2 e 3 toneladas de madeira.

De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo, cada 7.500 páginas impressas correspondem a uma árvore que deverá ser plantada para reduzir o CO² da utilização desse papel.

“Se pensarmos, por exemplo, em médias e grandes empresas, instituições públicas e educacionais, é um impacto muito grande no meio ambiente. Além de preservar os recursos naturais, a digitalização proporciona uma gestão inteligente da informação, facilita o acesso a ela, elimina a necessidade de novas impressões em papel e pode gerar economia de até R$ 1,5 bilhão no Brasil”, finaliza Ricardo Monteiro.

 www.scansystem.com.br 

Foto: Werderson Araújo/CNA/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.