Mais de 15 parques municipais contam com participantes do Programa Operação Trabalho (POT)

0
8

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) trabalha no Programa Operação Trabalho (POT) – Zeladores de Parques, iniciativa que beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade, concedendo autonomia financeira e capacitação profissional através do curso de jardinagem na UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), além de treinamento para o mercado de trabalho e reinserção social.

Por meio do projeto realizado nos parques, os participantes exercem atividades de manutenção em alguns parques municipais de São Paulo e tem capacidade para atender até cem beneficiários. Atualmente, 60 beneficiários atuam nessas atividades, ocorrendo atualização do número de vaga conforme a demanda de cada parque.

Além da reinserção profissional, os participantes do POT tornam-se multiplicadores do conteúdo que aprendem, colaborando no processo de conscientização das comunidades para temas como reciclagem, separação e destinação de lixo e resíduos arbóreos e a importância da preservação das áreas verdes.

Os beneficiários contribuem com atividades de zeladoria nos parques como manutenção, pintura, jardinagem e limpeza, além de receberem educação ambiental como parte teórica do programa. São quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais e a bolsa-auxílio oferecida é no valor de R$ 848,35 por mês.

Para se inscrever como candidato nos processos seletivos, é necessário acompanhar o site do [CATE- Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo], pois é lá que as vagas são divulgadas.

Os parques municipais que contam com a contribuição do Programa são: Aclimação – Augusta – Benemérito José Brás – Buenos Aires – Chácara do Jockey – Independência – Luz – Nair Bello – Pinheirinho D´Água – Piqueri – Previdência – Raposo Tavares – Raul Seixas – Rio Verde – Trote/ Vila Guilherme – Vila Prudente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.