Linhas de ônibus com reclamações há mais de um ano, continua sem solução concreta

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Desde dezembro de 2021, os usuários do transporte coletivo têm reclamado dos grandes intervalos e da diminuição de partidas em linhas de ônibus da região do Jabaquara, e com razão. Com a pandemia e a menor quantidade de passageiros nas ruas, a SPTrans diminuiu a quantidade de ônibus. Porém, com o retorno dos passageiros os ônibus ficaram mais cheios e com mais tempo de intervalo entre os ônibus, fazendo com que aumentasse o tempo esperado nos pontos.

A Comissão de Mobilidade e Trânsito do Jabaquara tem recebido todas essas queixas e tem buscado soluções para o caso. Criada por portaria do Subprefeito, a comissão é formada por líderes comunitários e representantes da subprefeitura (incluindo o subprefeito), da SPTrans, CET e das empresas de ônibus que desejarem compor (hoje a Mobibrasil é a única que tem membro fixo), além de ser aberta para a população que desejarem participar das reuniões que, neste ano, devem voltar a ocorrer uma vez por mês.

A Comissão tem encaminhado a demanda para a SPTrans que, resumidamente, responde “que a quantidade de passageiros corresponde a uma média de 80% da demanda da pré-pandemia (antes de março de 2020) e que a quantidade de ônibus e de partidas está adequada para esta demanda”, levando somente esse fator em conta. As reclamações de superlotação em horários de pico, esperam nos pontos por mais de 30 minutos, ficando expostos a assaltos, além de estarem sujeitos a assédios dentro do coletivo, devido a superlotação, são fatores que não são considerados e tão pouco respondidos pelo órgão público. Em dezembro de 2021 eram 4 linhas reclamadas, em janeiro passado passaram para 12 linhas.

Mauro Ramon, coordenador da comissão, participou de uma reunião com as equipes de operação da SPTrans e representantes das duas principais operadoras da região, Mobibrasil e A2 no dia 19/03. A SPTrans apresentou algumas planilhas sendo que a linha 5010-10, tinha problemas de operação reais com divergências da quantidade de veículos e de partidas e a linha 5106-21 tinha a falta de um veículo no dia 09/01, o que foi rebatido pela Mobibrasil de que a SPTrans solicitou ônibus para o PAESE na paralisação da Viação Grajaú. No PAESE (Plano de Atendimento a Empresas em Situação de Emergência), são retirados veículos das linhas em operação, portanto, um ônibus dessa linha foi encaminhado para ajudar as linhas da Viação Grajaú. “Nenhuma planilha de operação das outras linhas foi mostrada, apenas uma planilha geral de demanda de passageiros que volta a demonstrar 80% de passageiros transportados correspondentes a antes da pandemia”. Mauro reforçou que esses 80% passageiros hoje sofrem pelo aumento dos intervalos, “menos ônibus nas ruas e menos partidas, chegando a ficar até 1h no aguardo dos ônibus, pois há fatores como o trânsito e quebra de ônibus em que o intervalo de 30 minutos de um ônibus para o outro dobra”, disse Mauro.

Os representantes da Mobibrasil presentes disseram que há 42 ônibus parados nas garagens aguardando o retorno para as ruas. Wagner Chagas, diretor de operação da SPTrans, disse “que os ônibus não voltariam agora para as ruas e que poderiam fazer um remanejamento de ônibus de outras linhas para as linhas reclamadas”, o que Mauro não aceitou. Segundo ele, é inaceitável prejudicar outros usuários em favor das linhas reclamadas do Jabaquara e acrescentou: “caso não consigam resolver a questão faria o mesmo que fez há mais de dez anos: procuraria o Ministério Público e que era um absurdo ter que recorrer a isso e de não ter um funcionário da diretoria de planejamento na reunião”. A equipe de operação acrescentou que “conversaria com a de planejamento para tratar de uma solução para o que foi discutido”. A SPTrans respondeu que está por “proceder estudos detalhados para identificar a questão com exatidão” e que na conclusão entrarão em contato.

O assunto também foi enviado à Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal e já foi encaminhado ao Prefeito Ricardo Nunes. As linhas reclamadas são: 5010-10 Jabaquara – Santo Amaro / 5106-10 Jardim Selma – Largo São Francisco / 5106-21 Jardim Selma – Terminal Água Espraiada / 5164-10 Vila Santa Catarina – Parque Ibirapuera / 5164-21 Cidade Leonor – Parque Ibirapuera / 5164-41 Vila Guarani – Metrô Conceição / 5290-10 Divisa Diadema – Terminal Parque Dom Pedro II / 576C-10 Metrô Jabaquara – Terminal Santo Amaro / 577T-10 Jardim Miriam – Metrô Ana Rosa / 6338-10 Jardim Miriam – Parque Ibirapuera / 675P-10 Shopping SP Market – Metrô Conceição / 875A-10 Aeroporto – Perdizes.

2 COMENTÁRIOS

  1. E vergonhoso a linha 5106-10 – Jd Selma. Onde os motoristas ficam batendo papo com as empregadas, falando palavras de baixo calão, risadas altas, piadas. As cobradoras sao mal eduacads, grosseiras, respondem com raiva o que as pessoas perguntam, tratam mal quem entra no onibus, quem desce ficam apelidando, tirando o sarro, rindo da roupa do cabelo, etc..
    Ficam no celular o tempo todo, e quando alguem pergunta algo, da uma resposta atravessada.
    Gostaria que as empresas, tomassem providencia , e fizesse que essas cobradoras e motoristas, cumprir sua tarefas, e respeitar as pessoas, trabalho e lugar de respeito.
    fica aqui minha indginação e falta de respeito desse povo.

    • Hoje ainda 5106-10 só fica batendo papo, anda igual uma tartaruga leva em torno de 40 a 45 minutos do jardim miriam até Jabaquara atrasando a vida dos passageiros pra ficar batendo papo. é ridículo isso deveriam proibir motorista de ônibus a ficar conversando no ônibus,falta de respeito.e mais as chamadas pés de cabras ainda descem para não pagar condução.

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