Ação será realizada durante 16 dias nas estações de trem do Metrô e CPTM, além do VLT e terminais da EMTU
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e o Conselho Estadual do Idoso (CEI), lança neste sábado (15/06) campanha sobre a Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante 16 dias, será exibido um vídeo nas TVs instaladas nos vagões de trem e nas estações da CPTM e do Metrô com mensagens de prevenção à violência praticada contra as pessoas idosas. Já na EMTU, a exibição será realizada dentro do VLT, entre os municípios de Santos e São Vicente, além de terminais da EMTU.
Os passageiros terão acesso a várias informações sobre a realidade dessa população e os riscos associados a uma violência praticada, na maioria das vezes, dentro de casa. Também serão estimulados a denunciar qualquer tipo de violência pelo Disque 100.
A secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, ressaltou que a parceria dessa campanha com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos é fundamental, porque vai atingir diversos passageiros que utilizam o transporte sobre trilhos no dia a dia. “É preciso chamar atenção, alertar as pessoas a respeito dos diversos tipos de agressões que acontecem com os idosos, e que não se limitam somente à violência física. A violência pode ser psicológica, emocional, patrimonial ou financeira, e muitas vezes ocorre de forma invisível”, diz.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência em todo mundo.
A coordenadora do programa São Paulo Amigo do Idoso, Daniele Ribeiro, chama atenção para o número de idosos no estado de São Paulo. Segundo a Fundação Seade, são cerca de 7 milhões, sendo que, deste total, aproximadamente 2 milhões estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
“A pauta da prevenção contra as diversas formas e possibilidades de violência contra pessoas idosas se torna uma medida urgente e necessária, e a SEDS está atenta e preocupada em expandir esta discussão em todos os seus serviços, bem como com as demais esferas e Secretarias de Governo”, afirmou Daniele.
Programas e ações que ajudam na prevenção
O Programa São Paulo Amigo Idoso, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, garante os direitos da pessoa idosa e a promoção do envelhecimento ativo e seguro por meio de políticas públicas. Atua nas seguintes frentes:
• Socioassistenciais: O Governo do Estado tem 187 equipamentos, sendo 118 CCIs (Centro de Convivência do Idoso) e 69 CDI (Centro Dia do Idoso).
CCIs– A finalidade é oferecer um espaço de socialização para evitar o isolamento da pessoa idosa. Os frequentadores têm a possibilidade de despertar para novas habilidades, participando de atividades socioeducativas, culturais, de lazer, como dança e oficinas de diferentes temas.
CDIs- Destinado às pessoas idosas que estejam em situação de vulnerabilidade social, ou em situação de risco, e não podem ficar sozinhos em casa. Esses equipamentos oferecem cuidados e atividades socioassistenciais durante o dia, enquanto os familiares estão trabalhando ou estudando e não podem cuidar adequadamente do idoso que seja dependente, como por exemplo: aqueles que não conseguem se alimentar corretamente; que tenham dificuldade para andar e precisam de andador ou de cadeira de rodas; e que não podem ficar sozinhos em casa. O familiar deixa o idoso pela manhã e depois busca no final da tarde.
• Selo Paulista da Longevidade: Certificação concedida aos municípios paulistas, de acordo com boas práticas públicas para a população idosa.