Jovens podem escolher carreiras e sonhar com o mercado de trabalho

0
2

Por iniciativa da deputada federal Tabata Amaral e professores, Feira das Profissões é aberta na Vila Missionária.

O que você vai ser quando crescer? Essa é uma pergunta que assombra os alunos do Ensino Médio, desde sempre. Além de sofrer com a pressão do vestibular, o estudante tem que escolher uma profissão “para o resto da vida”.

Pensando nisso a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) a direção e os professores da Escola Estadual Lauro Pereira Travassos, localizada na Vila Missionária, tiveram a ideia de realizar um evento onde os alunos possam conhecer as oportunidades oferecidas por cada profissão e saber sobre o mercado de trabalho.

A Feira de Profissões Vila Missionária – A Conquista dos Nossos Sonhos – abre o caminho para esse conhecimento, apesar de não conseguir abordar todas as carreiras. “Para o jovem da periferia, o horizonte não é tão longínquo e isso limita a sua capacidade de sonhar com realidades diferentes para si. Mas como mudar isso e escolher uma profissão promissora, se a maioria dos jovens mal sabe as opções que existem?”, questiona Tabata.

Segundo ela, o encontro é uma ferramenta criada para que os estudantes possam escolher uma área de trabalho. “O nosso objetivo é alimentar o sonho dos jovens que moram na periferia, oferecer perspectivas de futuro ao mostrar os caminhos profissionais que podem seguir. É dar esperança a cada um desses alunos”, explica a deputada federal.

Na opinião da parlamentar, a feira acontece em um momento desfavorável para a educação brasileira devido à crise sanitária mundial e o descaso do governo federal em relação ao setor de educação nos dois últimos anos, porém, é de extrema importância chamar a atenção dos estudantes para o tema.

“De acordo com especialistas, o Brasil retrocedeu 20 anos em matéria de evasão escolar e teve uma perda de aprendizagem que ainda está sendo calculada. E, como sempre, em países em que a justiça social ainda é uma meta a ser conquistada, as periferias são as mais atingidas, tanto pelo vírus da Covid-19 ou de outras doenças, quanto pela falta de dinheiro para a educação”, lamenta.

O evento está aberto a todos os adolescentes de escolas públicas do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e recém-graduados, que moram na Vila Missionária ou em bairros arredores. “A gente espera que 400 pessoas venham participar da Feira. E eu torço para que grande parte do público saia do evento com uma ideia do curso que vai fazer para não apenas expandir seus horizontes, mas transformar a sociedade como um todo”, ressalta Tabata Amaral.

Durante o evento, estão previstas uma série de atividades, como palestras inspiradoras com Projota, Murilo Gun, Dra. Ludmilla, Professora Bruna Arruda e outros profissionais de destaque em áreas diversas como Medicina, Enfermagem, Jornalismo, Relações Públicas e Internacionais, Direito, Cinema, Música, História e Letras, dentre outras.

Ainda serão divulgadas cartilhas de projetos sociais, como acesso à bolsa de estudo, além de conteúdo informativo sobre saúde mental para os adolescentes.

Feira de Profissões Vila Missionária- A Conquista dos Nossos Sonhos.

Data: 13/11

Horário: 9h às 13h

Escola Estadual Lauro Pereira Travassos – Rua Rua Frei Francisco Ferreira, 128 – Vila Missionária

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.