Encontro reuniu moradores, conselheiros e gestores para discutir propostas sobre mobilidade, habitação, saneamento, saúde e meio ambiente no Jabaquara.
Na última terça-feira (12), moradores e representantes do poder público participaram da oficina participativa dos Planos de Ação da Subprefeitura (PAS) e do Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) na Subprefeitura do Jabaquara. O encontro, realizado no âmbito das diretrizes do Plano Diretor e dos Planos Regionais, teve como objetivo integrar propostas e levantar demandas prioritárias para o desenvolvimento urbano, social e ambiental da região.
Conforme determina a legislação municipal, os Planos de Ação das Subprefeituras são elaborados a cada quatro anos para detalhar intervenções necessárias no território, articulando o planejamento local com leis orçamentárias, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Programa de Metas da gestão. No caso o PMSAI, desenvolvido com o apoio da ONU-Habitat, a proposta é consolidar um instrumento estratégico para universalizar e qualificar os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana, com atenção especial a áreas em situação de vulnerabilidade.

A oficina foi conduzida pela Subprefeitura de Jabaquara e reuniu conselheiros, gestores e moradores para debater, de forma integrada, questões ligadas não apenas ao saneamento ambiental, mas também a temas como meio ambiente, habitação, segurança, mobilidade, infraestrutura, equipamentos sociais e patrimônio cultural. Para organizar a participação os presentes foram divididos em grupos temáticos e convidados a analisar o mapa da região, identificando pontos de interesse, carências e potencialidades.
Na primeira dinâmica, os grupos mapearam locais e problemas prioritários de acordo com seu tema de interesse. Já na segunda, formularam propostas coletivas, registradas em fichas e numeradas conforme sua localização no mapa.

Entre as principais sugestões apresentadas estão a instalação de novos ecopontos, incluindo unidades que aceitam gesso e amianto; ampliação da coleta “cata-bagulho” e campanhas de conscientização sobre descarte adequado; criação de espaços de informação técnica em áreas carentes e periferias; implantação de uma linha de ônibus que ligue o Jardim Lourdes, percorrendo todo o bairro, ao Metrô Jabaquara; regularização fundiária de conjuntos habitacionais e realização de censos demográficos em novas ocupações; criação de um centro de defesa da mulher nas proximidades da Rua Getúlio Vargas Filho, próximo ao CRAS; e implantação de um centro de especialidades de exames laboratoriais em frente ao Hospital Santa Catarina, no terreno municipal localizado entre a Rua Afonso XIII e a Rua Brasilina Fonseca.
Segundo a Prefeitura, a metodologia conjunta é uma oportunidade de ampliar a participação popular e tornar o planejamento urbano mais democrático. O Chefe de gabinete e representante da Subprefeitura de Jabaquara na ocasião, William Melo Bezerra, ressaltou a importância do encontro: “É um momento extremamente importante para o nosso território, Jabaquara, onde vocês podem contribuir com propostas e ideias para que a Prefeitura possa colocar em prática”. A expectativa é que o plano final do Jabaquara possa reflita as necessidades reais da população esteja alinhado às metas municipais de sustentabilidade inclusão social e qualidade de vida, e sirva de base para orientar investimentos e políticas públicas no território nos próximos anos.
Fotos: SMUL/ASCOM e SMSUB – Gestão Urbana – Prefeitura de São Paulo