INSS: comprovante de votação poderá ser usado como prova de vida

0
46

O documento que o eleitor recebe após a votação na urna eletrônica poderá ser utilizado como prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir das Eleições de 2022. Uma portaria publicada no primeiro semestre apresentou as mudanças nas regras para prova de vida de aposentados, pensionistas e outros beneficiários.

O documento não tem segunda via e é utilizado para regularizar a relação entre eleitores e a Justiça Eleitoral, assim como garante o acesso a diversos serviços públicos, como emissão de passaportes e participação em concursos.

O teste obrigatório está suspenso este ano e os benefícios não serão cancelados para os segurados que não o fizerem. A exigência entrará em vigor em 2023, quando o INSS cruzará as informações para confirmar a titularidade.

Prova de vida será necessária em caso de problemas com o cruzamento de dados do INSS

Além das certidões de voto, outros documentos atendem aposentados e pensionistas sem perder benefícios: comprovante de vacinas; registro em órgãos de trânsito; emissão ou renovação de passaporte, carteira de trabalho, carteira de motorista e outros documentos que exigem a presença física.

Também vale: declaração de Imposto de Renda e registros de atendimento presencial ou perícias médicas na Previdência Social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.