Homenagem aos empreendedores do bairro

0
31

Fernando Lorenzo Silva

Há 03 anos, Fernando Lorenzo Silva, junto a Osni Dias, lidera o Açougue Master Carnes que possui uma unidade em Cidade Ademar e outra no Jabaquara. No atual cenário, a empresa encontrou no delivery uma maneira de driblar as dificuldades impostas pela pandemia:

– No começo não sabíamos o que ia acontecer, se a loja ia fechar ou não, além do fato dos clientes não poderem sair de casa, então optamos pelo delivery. Felizmente está dando muito certo.

Calixto Advocacia e Imobiliária

Outro ponto forte que Fernando destaca são os produtos exclusivos do açougue, como o medalhão de kafta e o carvão de marca própria, além dos cortes especiais de carnes:

– Os clientes que nos procuram para a compra de itens de churrasco são exigentes e por isso fornecemos tudo o que é necessário para uma excelente experiência em churrasco – afirma Fernando.

João Calixto Alves é um advogado que iniciou sua trajetória na Vila Joaniza com um escritório de contabilidade. Há 38 anos no bairro, atualmente ele lidera o escritório Calixto Imóveis e Administração com foco no ramo imobiliário e emprega 08 funcionários.

Além de seu papel no desenvolvimento econômico da região, João Calixto também atua como presidente do Conselho de Segurança da Vila Joaniza (CONSEG Joaniza) e colabora com diversas associações beneficentes do bairro.

Sua forte presença no mercado imobiliário viabilizou a chegada de diversos empreendimentos na Vila Joaniza:

– O primeiro banco e as primeiras grandes empresas do comércio da região são frutos da minha iniciativa com a população – lembra João Calixto.

Doceria Louko por Doces

Filho de um imigrante libanês que chegou ao Brasil para prosperar, Yassine Ahmad Charanek, da Doceria Louko por Doces, é empresário do ramo de alimentos e organização de festas, empregando 10 funcionários.

Comprometido com o bem-estar da população local, ele também apoia festas beneficentes e comunitárias como o Dia das Crianças promovido pela Mesquita de Santo Amaro, que doa brinquedos e doces para os pequeninos todos os anos. 

Como destaque do bairro, Yassine diz que gosta da oferta de serviços e comércio na região, mas aponta aspectos que podem ser melhorados:

– O poder público deveria melhorar a segurança, a paisagem urbana e cuidar das pessoas vulneráveis em situação de rua. Isso atrairia pessoas do próprio bairro e de outros locais para consumir na Cidade Ademar – comenta.

Mama Geny

Há 48 anos, a família Jesus administra a pizzaria Mama Geny. A sociedade entre Alcino Almeida de Jesus, André Jesus e Écila Dalco de Jesus conta com 25 colaboradores e se diferencia pela gestão familiar, que se reflete no serviço oferecido, sendo uma família que alimenta outras famílias, segundo André Jesus.

Ele também comenta que a Cidade Ademar possui pontos fortes:

– É um excelente bairro, com segurança e grande oferta de transporte. Antigamente era mais violento, mas isso mudou graças ao reforço no policiamento.

Contudo, André acredita que existem áreas que poderiam ser mais bem planejadas, como a gestão do trânsito na região:

– Poderiam melhorar a sinalização e a fiscalização do tráfego.

Ramalho Pet Shop

Os irmãos Valdir e Ednéia Ramalho administram o Ramalho Pet Shop, presente na região há 23 anos e que emprega 23 funcionários. 

A empresa surgiu de um sonho de ambos em começarem o próprio negócio, iniciando como uma avícola e gradativamente foram se inserindo no ramo de pet shops. Além da atuação comercial, o pet shop auxilia uma ONG que resgata e cuida de animais em situação de rua, oferecendo alimento, castração e vacinação. Mas não é só aos bichinhos que se restringe a solidariedade da Ramalho Pet Shop: a empresa também apoia dois times de futebol formados por moradores vizinhos à unidade do Alvarenga.

Para Valdir, foram muitos os desafios quando ele e sua irmã inauguraram o pet shop como falta de segurança, burocracias e falta de apoio das instituições financeiras, porém foram contornados:

– Fomos nos aprimorando com cursos e hoje, com muita luta e dedicação, somos uma referência na região – comenta Valdir.

Colégio São Sabas

Há mais de 40 anos, o Colégio São Sabas atua no ramo educacional de crianças e adolescentes na região. De início, o foco da instituição era o ensino técnico e supletivo, mas em 1987 foi criada a unidade para educação infantil. 

Nos anos seguintes,  foram inauguradas unidades focadas no oferecimento de cursos técnicos e o São Sabas Júnior, exclusivo para alunos do 2º ao 5º ano.

Atualmente, o Colégio São Sabas conta com três unidades independentes e emprega 300 colaboradores. Além de cumprirem com o seu papel social como educadores, também apoiam ações de promoção à doação de sangue, agasalhos e arrecadação de cadeiras de roda.

Estrela Lojas

Desde 2005, as Lojas Estrela atuam no setor de vestuário, calçados e acessórios, empregando aproximadamente 800 funcionários. Segundo Naldo Santana, representante das Lojas Estrela, a empresa surgiu com um propósito: oferecer uma melhor experiência de compra em diversos sentidos, desde a qualidade dos produtos até o atendimento dos clientes.

Atualmente, as Lojas Estrela possuem 05 unidades na Cidade Ademar, além de lojas espalhadas por outros bairros de São Paulo e pelo interior do estado. Para enfrentar as limitações impostas pela pandemia, a rede também investe no comércio eletrônico, comercializando itens de vestuário, calçados e acessórios também pela internet.

RPS Artes Gráficas

Há 29 anos na Cidade Ademar, a RPS Artes Gráficas oferece soluções gráficas para moradores e comerciantes da região, empregando 12 funcionários. Segundo o fundador da empresa, Rogério de Paula Santos Branco, a RPS nasceu da necessidade da própria comunidade na produção de banners, faixas, folhetos e outros materiais.

Além de morador e empreendedor local, Rogério também atuou no Conselho Tutelar de Cidade Ademar por anos e segue apoiando diversos projetos beneficentes e comunitários da região.

Padaria Rosas de Maio

Em 1982, foi inaugurada a padaria Rosas de Maio, na região da Vila Filomena. Além de atuar no ramo de panificadoras, a empresa expandiu para o mercado de pizzarias, oferecendo mais uma opção para refeições no bairro.

Fruto da sociedade entre os empresários Ricardo e Beto, a padaria também conta com o delivery para driblar os desafios impostos pela pandemia. 

Pet Shop Ridog

Há quase 20 anos presente na região, o Pet Shop Ridog foi criado graças à paixão de Ricardo Souza e Tatiane Miqueletti pelos animais.

Com duas unidades localizadas na Cidade Ademar, a Ridog se especializou cada vez mais no cuidado com os animais e expandiu sua atuação, passando a ser não só um pet shop, mas também uma clínica veterinária.

Para os empreendedores, o diferencial da marca é a equipe especializada no cuidado animal e que realmente gosta do que faz. Outro diferencial importante é o atendimento 24 horas oferecido pela clínica.

Segundo Ricardo Souza, a Ridog possui a missão de proporcionar qualidade de vida ao animal pois sabe que eles fazem parte da família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.