Historia Cidade Ademar

0
99

O Bairro Cidade Ademar comemorou, no dia 26 de junho, 75 anos. São muitas as histórias que formam o cenário que vivemos hoje. O bairro cresceu, se reinventou e continua procurando superar seus limites e desafios.

De dormitório a constante progresso  

A região da Cidade Ademar teve uma origem basicamente como uma região dormitório, devido à explosão industrial de 1960. Seus bairros e vilas surgiram devido ao grande impulso de processo de urbanização com decadência dos grandes fazendeiros, que eram obrigados a lotear suas terras, então começou o processo de urbanização com o surgimento de loteamentos vendidos aos operários migrantes que vieram de diversas partes do Brasil em busca de uma vida melhor.

Dois proprietários de terras e fazendeiros fizeram parte da vida da região: João e Nilza donos da região hoje conhecida como Vila Joaniza e Americanópolis.

Os Fallete eram donos das terras onde hoje são os bairros da cidade Júlia, Vila Missionária e Jardim Miriam.

Até 1996, Cidade Ademar pertencia à região Administrativa de Santo Amaro e era a região periférica do centro urbano de Santo Amaro. Isto explica muito bem o porque a região tinha falta de recursos para investimento público em saúde, educação, asfalto, creches, transporte e condições dignas de moradia.

A partir de 1997 a Subprefeitura-Cidade Ademar foi criada por decreto pelo prefeito da época Paulo Maluf. Um novo decreto ex-prefeito Celso Pitta em dezembro de 2000 corrige algumas distorções em relação à divisão geográfica por distrito e acrescenta o Distrito Campo Grande.

Cidade Ademar é cortada por 7 grandes corredores: Av. Cupecê, Av. Washington Luís, Av. Yervant Kissajikian, Av. Nossa Senhora do Sabará, Av. Nações Unidas trecho, cruzamento Av. Interlagos até cruzamento com Av. Washington Luís, Estrada do Alvarenga e Av. Alda que faz divisa com o município de Diadema. 

Desejamos ao distrito da Cidade Ademar crescimento, segurança e alegrias a seus moradores em estar em um bairro tão importante para a cidade de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.