Governo de SP lança sistema de monitoramento do Programa Novo Rio Pinheiros

0
73


Na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22/03, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), lança o sistema de monitoramento das obras de revitalização do programa Novo Rio Pinheiros. 

O portal disponibiliza para consulta pública todas as informações sobe os contratos relacionados ao projeto, desde as  obras de saneamento básico até as parcerias com empresas privadas relacionadas à revitalização no entorno do rio.

O cidadão também pode acompanhar a evolução de todo o programa através de um mapa interativo que registra imagens das obras.

Para o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, “a liberação das informações para sociedade é mais uma ação de transparência praticada pelo governo do Estado e visa engajar a sociedade para contribuir com o projeto, especialmente na questão do descarte correto do lixo”, afirmou. 

Em fevereiro o programa Novo Rio Pinheiros alcançou 43% da meta de saneamento básico, com a conexão de 230 mil imóveis à rede de esgoto. Também foram desassoreados até o momento 247.685 m³ de sedimentos, o que equivale a mais de 15 mil caminhões basculantes. Estão em andamento as ações para revitalização das margens, com a implantação de um novo parque, a iluminação da ciclovia da CPTM, além da requalificação da Usina São Paulo.

Sobre o Programa Novo Rio Pinheiros

O programa Novo Rio Pinheiros tem o objetivo de revitalizar este importante símbolo da cidade de São Paulo através da ação de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade. A meta até o fim de 2022 é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade das águas e integrá-lo completamente à cidade. Com o projeto de despoluição concluído haverá a melhora do odor existente, abrigo de vida aquática e, principalmente, a volta da população às suas margens por meio, também, da recuperação ambiental e paisagística do seu entorno.

O acesso ao sistema de monitoramento está disponível no site oficial do projeto: www.novoriopinheiros.sp.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.