Na segunda-feira, dia 05 de junho, a cidade de São Paulo teve um importante compromisso com a Paz Mundial. Em sessão solene para comemorar o dia do Marco da Paz a vereadora Edir Sales (PSD), prestou uma justa homenagem com a entrega da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão a cidade ao senhor Gaetano Brancati Luigi, idealizador do monumento Marco da Paz símbolo da construção de um mundo unido, sem guerra, com amor ao próximo e ações que beneficiam a humanidade.
Ao lado de vários convidados e familiares do homenageado a emoção tomou conta durante todo o evento.
O homenageado Gaetano Brancati Luigi agradeceu a vereadora Edir Sales assim como a Associação Comercial de São Paulo que acreditou no seu sonho e através deles a inauguração do primeiro Marco da Paz no Pátio do Colégio no centro da capital.
No ano de 1999, percebendo a ausência do toque do sino da igreja do Pátio do Colégio, Luigi começou a dar forma ao seu sonho de menino, e deu os primeiros passos para viabilizar a construção de um monumento que iria conquistar o mundo.
Com o crescimento da instalação do monumento foi criado o
IMPAZ- Instituto Marco da Paz, com o objetivo de realizar projetos de cultura de paz por todo o mundo sempre junto com seu idealizador. O Monumento do Marco da Paz já se encontra presente em várias cidades de São Paulo como no centro (Pátio do Colégio), na Lapa, no Tatuapé, no Parque da Juventude, Jaçanã, Assembleia Legislativa, Vila Prudente, Jabaquara, Santo Amaro, em Socorro, Aparecida do Norte e em Bertioga.
No exterior, pode ser encontrado nos seguintes países: México, nas cidades de Hidalgo, Laguna-Oaxaca e Cidade do México; Argentina, em Mendoza; Uruguai, em Punta Del Leste e China, em Xiaolin, província de Nanjing, Assisi na Itália e em Orsomarso na Calabria. O projeto da construção de outros Marcos da Paz já está em andamento no estado de São Paulo, nas cidades de Ribeirão Preto e São Carlos, também na cidade do Rio de Janeiro (estado do Rio de Janeiro) e em Salvador (Estado da Bahia).