Feira da Saúde & Cidadania acontece em comemoração aos 60 anos do Jabaquara

0
1

Em parceria entre a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Centro Sul, Centro de Aprendizagem e Monitoramento – Camp Jabaquara e iniciativa do jornal Jabaquara em notícias, no sábado dia 27 de abril, das 9 às 14 horas, aconteceu a Feira da Saúde & Cidadania em homenagem ao Dia Mundial da Saúde (07 de abril) e Aniversário do distrito Jabaquara emancipado pela LEI Estadual 8092 de 1964, ao lado do terminal EMTU Jabaquara, espaço cedido pela Coonagro, com a presença de parceiros que levaram serviços importantes de saúde e cidadania, presenteando os munícipes.

Na ocasião, foram realizados gratuitamente exames de vista, fundo de olho; aferição de pressão arterial; controle de glicemia para prevenção de diabetes, testes de hepatite, O Ozonteck – produtos 100% Ozonizados para o bem estar e saúde e a ONG Girassol do Bem, além de outros serviços de qualidade de vida para os participantes do evento como, Reiki, Mary Kay com consultora independente e Acupuntura.

Entre os parceiros esteva David Rodrigues, responsável por eventos de saúde da empresa EMTU que levou o atendimento clinico “são exames de glicemia, pressão arterial, que acabam ajudando muito as pessoas, às vezes estão com a pressão arterial bem alterada, a glicemia descompensada, e está conversando normalmente. São doenças silenciosas que, com simples exames, a gente consegue traçar um parâmetro para aí sim a pessoa procurar um médico da sua confiança”, definiu.

Os exames foram realizados por 33 alunos para técnicos de enfermagem, da Escola Grau Técnico Anhangabaú, os quais realizaram também testagens de sífilis e hepatite, ganharam hora estágio, tiveram seu primeiro contato fora da sala de aula e foram comandados pela professora Rita de Cássia Kobayashi.

A Clínica de Olhos Santa Branca e Nippon Vision, realizaram triagem primária Oftalmológica, na qual foi identificado se a pessoa tinha Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia ou a correção das lentes oftálmicas.

Na segunda avaliação foi feito o exame de vista completo e fundo de olho. Tudo isso graças a estrutura da Óptica Social conhecida como Embaixador da Saúde Visual, sempre presente nos eventos em parceria com diversas entidades. O Embaixador da Saúde Visual Clayton Jun Nitta parabenizou o evento e declarou “foi um prazer participar do aniversário de 60 anos de Jabaquara, evento que acompanho com os atendimentos oftalmológico há anos.”

As profissionais da Clínica de Olhos Santa Branca, a oftalmologista Dra. Eloisa Ashby, realizando consulta e a Cintia Silvia Melo realizando pré exames, declararam referente ao fundo de olho o que consideram “uma área da medicina das que o povo mais necessita, pois vai uma vez por ano e é muito difícil fazer no SUS, demora muito a consulta, na feira da saúde elas recebem [os serviços de oftalmologia] de forma beneficente, rápida e não tem espera”.

Dentre outras atrações teve o estande da Horta da Saúde, coordenada por Elza Kusaka, que abordou sobre a conscientização com a natureza e ofereceu mudas de plantas para os convidados.

Os moradores tiveram acesso a prática da sustentabilidade pela Sucataria São Paulo, que recicla lixos eletrônicos e fazem a revitalização de alguns equipamentos. Para o diretor presidente Ronaldo de Paula “conscientizar as pessoas é o principal objetivo” para ele “poucos conhecem o trabalho realizado pela Sucataria São Paulo e sua importância”.

Os visitantes e até mesmo os voluntários tiveram uma oficina de como dar apoio a um deficiente, para Soraia Carvalho “ter a consciência de que precisamos estar abertos a aprender para ajudar o próximo e falando sua língua, isso é uma dádiva”, afirmou.

A Feira da Saúde & Cidadania contou ainda com o apoio  do Movimento Nacional ODS São Paulo que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável, ONG JBAS – João do Bem de Ações Sociais, Artesanato, CIC – Casa da Cidadania Jabaquara que esteve tirando segundas vias de certidões, RG e realizando o cadastro de paternidade,  AME – Construindo Cidadania com terapias, Projetos Novos Passos – Associação Novos Passos Ilha Vila Fachini , terapias, Associação Ativa Vila Clara e Casa Bem Querer Mulher com oficina de absorvente ecológico, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Associação Comercial de São Paulo Distrital Centro Sul, a frente como coordenadora Deise Tavares que também faz parte do Lions Internacional Pompéia que compareceram levando apoio e atuação junto as crianças que passaram pela feira.

Um toque todo especial foi a trilha sonora ambiente realizado pela Áudio Performance e um agradecimento especial ao Brasil Faria de Sá, que nos apoio permitindo que realizássemos o evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.