Família Dóia promove Natal solidário para crianças

0
4

Há 28 anos, o natal das crianças do Jardim Mata Virgem, é sinônimo de alegria e solidariedade. A Família Dóia, e especialmente Dona Maria José Dóia, 73, são idealizadores da iniciativa que mobiliza a comunidade todos os anos para arrecadar roupas, calçados e brinquedos destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social. Em 2025, o projeto já contabiliza 400 sacolinhas arrecadadas.

Sensibilizada com a realidade em que vive, na comunidade do Morro dos Macacos, conhecida como Favela da Mata Virgem, divisa entre Diadema e São Paulo, Dona Maria José passou a pedir ajuda a vizinhos e amigos para reunir pequenas doações. Aos poucos, a campanha ganhou força e começou a chamar atenção de voluntários e empresários locais, que se interessaram pelo projeto e passaram contribuir com recursos e equipamentos. Graças a essas doações, ela conseguiu montar uma estrutura para o dia da entrega das sacolinhas, como uma máquina de algodão doce e um brinquedo pula-pula.

“Eu fico muito feliz. Minha maior alegria é ver uma criança com uma sacolinha!”, conta Dona Maria José.

Neste projeto, a cada ano, as crianças são identificadas e cadastradas pelo nome, idade, tamanho da roupa e calçado, e o tipo de brinquedo a ser doado. A partir disto, kits são preparados para atender às necessidades básicas das crianças e levar alegria durante o natal. Cada sacolinha pode ser apadrinhada por um doador, que assume a reponsabilidade de montar a sacolinha ou disponibilizar o recurso. No final do ano, próximo ao Natal, as sacolinhas são entregues às crianças em uma grande festa comunitária, em frente à casa da Dona Maria José, com comidas e brincadeiras.

Além da ajuda de vizinhos, doadores e empresários locais, Dona Maria José conta com o apoio da filha, Andrea Dóia, e com apoio da voluntária Angelica Rocha, inspetora de divisão na Guarda Civil Municipal. Angelica explica que a relação com família vem de longa data: “Eu estudei junto com a Andrea na adolescência, então faço parte do projeto desde que ele nasceu, praticamente. A Dona Maria movimenta todo mundo, ela faz o projeto acontecer, e pela proximidade acabei me envolvendo naturalmente”. Nos últimos anos, Angélica participa de forma efetiva, principalmente em novembro, ajudando na organização, nas compras necessárias para a ação e na busca pelos padrinhos das sacolinhas.

O projeto sempre enfrenta alguns desafios: nem sempre é possível contar com ajudas externas todo ano, e Dona Maria, juntamente com a família e voluntários, correm para garantir que nada falte para as crianças. Apesar das dificuldades, a ação segue firme graças à mobilização comunitária, à confiança dos doadores e ao carinho de todos que participam. Andrea, a filha e uma das voluntárias, também ressalta a importância do apoio da comunidade: “Toda ajuda é bem-vinda, desde arrecadação para a confecção das sacolinhas, até pessoas que tenham o coração aberto e queiram ajudar no dia da festa”.

Ajude a transformar o natal de uma criança. A campanha, organizada pela Família Dóia, segue até 5 de dezembro. Além de roupas, calçados e brinquedos, a campanha também aceita produtos de higiene, materiais escolares, alimentos e voluntários. Os interessados em contribuir podem entrar em contato através do telefone ou Whatsapp (11) 92005-0424, falar com Andrea Dóia. A entrega das sacolinhas ocorrerá no dia 13 de dezembro, sábado, a partir das 13h, na Estada Água Santa, 09A (trecho entre a Rua Francisco Cilea e a Entrada da Encosta).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.