Terminal Jabaquara recebeu exposição com referência ao Dia da Consciência Negra

0
311

Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20/11, a EMTU/SP programou uma ação para essa quinta-feira (19) no Terminal Jabaquara. Obras de arte oferecidas pela Casa do Sitio da Ressaca e o Centro de Culturas Negras – Mãe Sylvia de Oxalá que representam a cultura negra estiveram à mostra enquanto agentes do programa Bem Querer Mulher (BQM) realizaram palestras sobre a violência contra a mulher.

Os passageiros que passaram pela Plataforma A do terminal encontraram diversos tipos de obras. Quadros, painéis, esculturas e itens utilizados para castigar os escravos durante os séculos em que o Brasil ainda era uma colônia portuguesa.
As palestras realizadas durante o evento foi de conscientização e incentivo as mulheres para denunciarem as agressões sofridas dentro de casa. O programa BQM acolhe vítimas da violência doméstica há mais de 16 anos e realiza mais de 5 mil atendimentos por ano. Orientações jurídicas e cursos para que a mulher encontrar a independência financeira são alguns dos serviços gratuitos realizados pela organização.
Dia da Consciência Negra – Foi instituído através da Lei Federal nº 10.639/2013. A data foi oficializada em 2011 como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra” por ser referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país. A data foi definida para relembrar a luta dos negros escravizados que se rebelaram contra o sistema escravista da época.

O evento contou também com a parceria e apoio em obras e o Livro de Ouro do CIC Casa da Cidadania Jabaquara, CEU Caminho do Mar, Casa Leide das Neves – Jabaquara, e ainda da Associação Esportiva Social Travessa e Editora Juma (jornais Jabaquara e Cidade Ademar em notícias)


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.