Estácio e projeto “Amor se Doa” incentivam a doação de sangue em São Paulo  

0
131

Ação itinerante tem como objetivo ajudar a abastecer os estoques dos bancos de sangue de São Paulo

No dia 17 de novembro, das 9h às 15h, a Estácio Conceição irá, em nome da solidariedade, se tornar um posto de coleta de sangue. A iniciativa, coordenada pela gestão do campus em parceria com os criadores do projeto “Amor se Doa”, tem como objetivo motivar alunos e moradores da região a irem, com horário agendado para evitar aglomeração, até a Estácio fazerem as doações.

A coleta, aberta ao público, será realizada na instituição pelos profissionais de saúde do hemocentro. No intuito de evitar aglomerações, o projeto também disponibilizou um link em sua BIO no Instagram para que os interessados possam se inscrever com antecedência nos horários disponíveis. É necessário apresentar o comprovante do seu agendamento. Durante a coleta será obrigatório o uso de máscaras, além das recomendações de distanciamento social.

Segundo a professora Lúcia Haboba, coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio e responsável pela ação nas unidades, contribuir com um projeto social como esse é de extrema importância para a universidade, que incentiva os alunos e a população local a comparecerem na unidade para a doação de sangue. “A Estácio tem como compromisso com a sociedade estabelecer ações que contribuam com o auxílio ao próximo. Consolidar ações como a doação de sangue faz parte do nosso compromisso com a comunidade”, completa.

Adriano Oliveira, presidente do “Amor se Doa”, lembra que o projeto nasceu em 2018 em uma competição criada pela MoveFranchising para estimular a prática de esportes entre os franqueados no chamado “Desafio de Verão”. Hoje já realizou mais de 580 ações, coletando mais de 40 mil bolsas de sangue e salvando mais de 130.000 vidas nesse período. “Um dos critérios da competição era doar sangue para pontuar, porém, como algumas pessoas do grupo estavam impossibilitadas de fazer isso elas decidiram, para não perder pontos, convidar outras pessoas para doarem em seu lugar e assim, o projeto ganhou forma e se tornou o que é hoje”, comenta Oliveira.

Quem garante isso é Tiago Borba — vice-presidente do projeto e ex-aluno da Estácio. “Na época que o projeto foi criado eu, enquanto estudante de Logística, me uni a turma de Enfermagem da faculdade para realizar um trabalho do curso. Foi daí que surgiu a ideia de mobilizarmos outros alunos e de conscientizarmos outras pessoas para além dos muros da faculdade sobre a importância de ser um doador de sangue”, relata Borba.

Podem doar sangue pessoas que tenham entre 16 e 69 anos, com o peso acima de acima 52 kg, portando documento oficial de identidade com foto. Se for menor de idade, com 16 ou 17 anos, é necessário a autorização do responsável. Se o voluntário estiver gripado, resfriado e com febre, a doação só poderá ser realizada após 7 dias do término dos sinais desses sintomas. Caso o cidadão tenha feito alguma tatuagem, só poderá realizar a doação após 12 meses. É importante lembrar que o doador não pode estar em jejum prolongado, nem ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3h. Beber água é fundamental antes da doação.

Agenda:

Dia: 17 de novembro

Local: Estácio — Campus Conceição

Horário: 9h às 15h

Endereço: Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 673 – 2º andar – Vila Guarani, Coleta em prol do Banco de Sangue Paulista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.