Estação Mendes-Vila Natal da Linha 9-Esmeralda da CPTM foi inaugurada

0
38

O governo estadual inaugurou no dia 10 de agosto, a estação Vila Mendes-Natal da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

A nova estação vai favorecer a mobilidade dos moradores dos bairros de Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares.

Localizada entre a estação Grajaú e a futura estação Varginha, a nova estação começou a funcionar em operação assistida no dia 11, nos dias úteis, com intervalo médio entre os trens de 20 minutos. O período de testes é importante para monitorar a adequação dos equipamentos aos sistemas de sinalização já existentes.

Além das estações Mendes-Vila Natal e Varginha (em obras), o projeto de extensão da Linha 9-Esmeralda inclui ainda investimentos em todo o sistema de energia, obras viárias e vias férreas. Para melhorar os deslocamentos e garantir segurança aos passageiros na região próxima à nova estação, foram construídos dois viadutos rodoviários (Jacopo Torriti e Micronésia), que vão eliminar as passagens de nível por estarem localizados acima da via férrea.

Assim como todas as estações existentes da Linha 9-Esmeralda, a estação Mendes-Vila Natal está equipada com completa infraestrutura para oferecer acessibilidade plena aos passageiros. A estação também contará com bicicletário com capacidade para 100 vagas, cuja construção está incluída na segunda fase das obras da estação, junto com o viaduto ferroviário. Além disso, a comunicação visual e todo o mobiliário da estação foram feitos para oferecer bem-estar aos passageiros.

O governador João Doria disse durante a cerimônia de inauguração que a estação Varginha, ainda em obras, deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2022. Ele ainda prometeu um investimento de R$ 404 milhões para as obras de melhorias e duplicação da Estrada do M’Boi Mirim.

Para o vereador Arnaldo Faria de Sá “foi uma luta muito grande para retomar a linha de trem de Osasco a Grajau, e depois seguir até Varginha, o sonho foi quase realizado com a inauguração da estação Mendes-Vila Natal, agora esperar a inauguração de Varginha e depois vamos tentar levar até Parelheiros, e por que não, descer e chegar até a baixada Santista, estarei lutando e acompanhando todas as obras” definiu o vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.