Equipe NAAPA DRE Santo Amaro e educadores do MOVA reuniram se para discutir sobre a educação popular em tempos de pandemia

0
23

“Os tempos de hoje nos exigem reconstrução, reinvenção de nós mesmos.  [….]” 

Trecho do poema REINVENÇÃO de Madalena Freire.

No mês abril de 2021, o NAAPA (Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem) realizou um encontro virtual com os educadores do MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), organizado pela Frente de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação Santo Amaro (DRESA), onde dialogaram sobre a Educação Popular, seus desafios, suas descobertas considerando novos perfis de educandos e educandas dentro da nova realidade imposta pela pandemia mundial da COVID-19. 

 A arte e suas vertentes contribuíram para um diálogo rico com troca de experiências entre o grupo, no qual foram relatadas vivências recheadas de emoções e muita empatia.

Nessa perspectiva, os espaços educativos devem se configurar como polos culturais dos territórios, valorizando a promoção de projetos baseados no diálogo, na colaboração e respeito à diversidade na promoção das aprendizagens. 

Por fim, refletiram-se sobre as contribuições da Psicologia e da Psicopedagogia, as quais visam compreender o ser humano, bem como, identificar as mudanças que ocorrem durante a idade adulta e a velhice.

Considerando essas discussões, legitimou-se a importância da figura do educador como mediador, incentivador, acolhendo os educandos e educandas com empatia, trabalhando as memórias, fortalecendo a autoestima e valorizando cada avanço conquistado que os educandos trazem no seu repertório de vida, transformando esse repertório em conteúdo escolar.

Diretoria de Educação de Santo Amaro

Diretora da DIPED- Marina das Graças Moraes

Equipe NAAPA:

Ana Cláudia de Paula –Coordenadora do Núcleo

Aline Lima Carvalho – Psicóloga Institucional

Soraia Regina Dib – Psicóloga Institucional

Debora Cardoso – Psicopedagoga Institucional

Érika Utimura – Psicopedagoga Institucional

Mariangela Alves Feitoza Fernandes – Psicopedagoga Institucional

Paula Augusta Bettio Sanches – Psicopedagoga Institucional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.