Entregue laboratório para pesquisa ambiental com investimentos de r$2 milhões

0
8

Em formato inovador, espaço congrega equipamentos para estudos multidisciplinares e visa fomentar parcerias com outras instituições do Brasil e do Mundo

Neste domingo (5),  dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, entregou o laboratório revitalizado que abrange diferentes especialidades, tecnologias e equipamentos multidisciplinares, o qual permite o desenvolvimento de pesquisas em diversos segmentos na área ambiental. O investimento foi de R$2 milhões com recursos provenientes do Estado, viabilizados pela SIMA e Fapesp, e da Câmara de Compensação Ambiental.

O espaço localizado no parque Estadual Fontes do Ipiranga possui uma área de 300 m² com modernos aparelhos como IRGA (Infrared Gas Analyse), um analisador de fotossíntese portátil, o HPLC (High Pressure Liquid Chromatography), utilizado para análises químicas de precisão usado em compostos orgânicos e uma Câmara de Crescimento de plantas para avaliação do desenvolvimento em ambiente controlado. Posteriormente o laboratório será aberto ao público externo com o objetivo de fomentar parcerias entre pesquisadores do Brasil e do mundo.

Durante o evento, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) anunciou a publicação das diretrizes das pesquisas científicas que orientarão a elaboração de políticas públicas nas áreas prioritárias de restauração ecológica, bioeconomia e uso sustentável dos recursos naturais.

“O conhecimento e a pesquisa são fundamentais para a elaboração de políticas públicas. Nós só podemos tomar decisões e implantar projetos analisando o território, caraterísticas e peculiaridades, impactos gerados, entre outros fatores. Quanto mais estudos e informações acerca de um tema, maior eficiência na adoção de medidas em prol da população”, explica Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente.

O coordenador do IPA, Marcelo Sodré, também participou da cerimônia.

Saiba mais: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ipa/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.