Desfile Cívico do Jabaquara, mais um ano de cidadania e amor à Pátria

0
58

No último domingo (03/09), a Av. Eng. Armando de Arruda Pereira altura do número 1259, recebeu a manifestação da história do nosso país. Dia 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil. O intuito da comemoração dos Desfiles Cívicos é manter na memória do povo a importância deste fato. Atualmente, nesta data, as entidades promovem desfiles e o Jabaquara levou 42 agremiações para homenagear esse ato, ocorrido em 1822 quando Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil às margens do Riacho Ipiranga, gritando “Independência ou Morte”.  Cada apresentação trazia sua forma de amor à Pátria.

Presente no desfile, o Deputado Federal Fausto Pinato (PP) declarou: “Sem dúvida o Jabaquara está dando uma lição de cidadania. A gente vê escolas, escoteiros, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, maçonarias, ONGs dirigidas por mulheres, enfim… tudo aquilo que de certa forma enriquece a sociedade onde o poder público não está, e ainda organizado pela própria comunidade. Fico feliz em estar aqui com o Fabio Faria de Sá e o eterno professor Arnaldo Faria de Sá (in memorian), onde estou entrando para substituir nesse importante bairro. Parabéns ao Jabaquara que está dando uma grande lição ao Estado de São Paulo e toda cidade”.

A presidente do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança do Jabaquara – e uma das idealizadoras do Desfile Cívico do Jabaquara, Mirian Eboli Bock, falou da sua alegria em ver o evento acontecendo: “Isso foi uma tarefa transmitida por Teodoro Mendes e durante 29 anos eu fiz questão de promover essa festa cívica maravilhosa, que o Jabaquara tem orgulho de manter a tradição até hoje. E sempre com o apoio do jornal Jabaquara em notícias!”, finalizou.

O hasteamento da Bandeira aconteceu acompanhada pela Banda Musical da Guarda Civil Metropolitana, que abriu o evento. Entre as tradicionais agremiações que participam deste evento, o Colégio Educacional Progresso levou a mensagem de ‘Patriotismo, Paz, Amor, Respeito, Alegria, União e Esperança’. Sua fanfarra composta por alunos do ensino fundamental ao médio teve, à frente a regente e professora Maria da Graça Feliciano Ferreira. Estiveram acompanhando a apresentação, as mantenedoras Maria Luiza Tavares Fernandes e Ana Maria Loureiro Ferreira Horácio, que desde o início dos desfiles cívicos do Jabaquara estiveram presentes, levando esse gesto de cidadania a todos seus alunos.

Geraldo Varote, assessor do vereador Rodrigo Goulart, esteve representando o parlamentar  e em seu nome  parabenizou o 29º Desfile Cívico do Jabaquara: “Queremos agradecer pelo belíssimo evento, em nome da Associação Comercial do Jabaquara, Camp Jabaquara, Rotary e todas as entidades e sociedades civis que de alguma forma participam do evento. Desejamos muita Paz!”.

O Superintendente da Associação Comercial Distrital Noroeste, Leonardo Ramos, declarou,  “Estou aqui prestigiando este evento magnífico que é o Desfile Cívico realizado pelo Camp Jabaquara, evento que tem 29 anos de tradição e que movimenta toda a comunidade, as instituições, as escolas, as forças de segurança da região. É fantástica essa união aqui em torno do desfile. Em nome da Associação Comercial Distrital Noroeste que eu represento, deixo os parabéns aos organizadores, ao José Luiz Ribeiro, presidente do Camp e Superintendente  da Distrital Centro Sul, e em nome do Vereador Coronel Salles,  também  deixo nosso apoio e os parabéns. E ainda dizer que estamos juntos para melhorar a vida das pessoas em nossa cidade”.

Depois da emoção misturada com civismo, com a passagem dos carros da Polícia Militar, canil, Guarda Civil Metropolitana, carros antigos da polícia e ambulâncias,  Guardiões da Cidade, Heróis da Guarda Civil Metropolitana, teve a dança do Afromix com as alunas do CEU Caminho do Mar, Jabaquara FC com seus alunos e a frente o professor Anderson Grilo, grupos de escoteiros, o CCA Mamãe, que deu um show com seus instrumentos recicláveis, as mulheres da Ong Girassol do Bem, Sociedade Veteranos de 32 M.M.D.C., GLESP –Grande Loja do Estado de São Paulo,  Arco Iris, Filhas de Jó e DeMolay, Associação Brasil SGI – BSGI com a banda musical masculina Taiyô Ongakutai e a banda juvenil feminina Asas da Paz Kotekitai. O evento foi encerrado ao som dos Insanos Motoclube fazendo aquele barulho dos motores de suas motocicletas, deixando o publico com gostinho de “quero mais”!

A alegria em ver a passagem das agremiações era geral, mas para Fabio Faria de Sá passava em sua mente várias recordações: “29º Desfile Cívico do Jabaquara realizado com muito esforço através do Camp Jabaquara, seu presidente José Luiz Ribeiro, da comunidade do Jabaquara. Quarenta e dois blocos desfilaram hoje aqui e isso representa a força que a comunidade  tem e a importância do feriado nacional de 7 de setembro, comemorando a Independência do Brasil. E para nós é mais um privilégio participar. Eu que desfilei quando era criança no desfile na Vila Santa Catarina e hoje sem a presença do meu saudoso tio, pai Arnaldo Faria de Sá, que está lá em cima mandando esse sol brilhante, maravilhoso! É sem palavras”, finalizou Faria.

Para a empresária Soraia de Carvalho, que esteve no apoio do evento durante todas as apresentações, disse: “Essa homenagem tão importante para nós, me emocionou, nunca tinha assistido esse evento e estou bem feliz em participar de alguma forma, já me colocando à disposição para 2024”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.